Gafisa finaliza compra do fashion mall e planeja diversificar negócio
A incorporadora Gafisa está prestes a voltar ao mercado do Rio e fará isso com a compra do Fashion ...
A incorporadora Gafisa está prestes a voltar ao mercado do Rio e fará isso com a compra do Fashion Mall e do shopping Guadalupe.
Segundo fonte próxima à empresa, o plano da construtora controlada por Nelson Tanure é mudar a vocação do Fashion Mall, considerado como uma "joia da coroa" mal aproveitada.
A avaliação da Gafisa é que, atualmente, o espaço opera aquém do potencial, ficando no meio do caminho entre dois shoppings que miram o mesmo público de alta renda (Leblon e Village Mall) e esvaziam seus corredores.
Por isso, o plano da incorporadora é reduzir o peso do "negócio shopping" do Fashion Mall e explorar o potencial imobiliário.
A Gafisa ainda não bateu o martelo, mas, no local, avalia construir uma torre residencial e abrir espaço para instituições de ensino e centro médico. Isso pode implicar a redução do espaço dedicado hoje a lojas.
O plano é relançar o Fashion Mall no segundo semestre do ano que vem.
Para o Shopping Guadalupe " outro negócio que, aos olhos de todos, opera aquém do potencial ", os planos da construtora são menos ambiciosos. A Gafisa, de acordo com a fonte, quer fazer uma virada, sem mudar a essência do negócio.
Oficialmente, a Gafisa não comenta os negócios, classificados como "especulações de mercado."
Nova subsidiária
A companhia confirma que lançará uma subsidiária "de gestão e desenvolvimento de ativos imobiliários para renda" que será comandada por Guilherme Pesenti, atual diretor de novos negócios da incorporadora.
" Estamos trabalhando na execução de um plano estratégico que foi desenhado com a ajuda de uma consultoria em 2019, e uma das frentes é a criação de uma empresa de properties (bens imobiliários). Não podemos comentar projetos que não fechamos ou anunciamos, mas a subsidiária vai atuar nessa área " afirma o executivo.