Br marinas quer ir além do litoral fluminense
A BR Marinas, maior rede de infraestrutura náutica do país, com oito marinas no Rio de Janeiro, se ...
A BR Marinas, maior rede de infraestrutura náutica do país, com oito marinas no Rio de Janeiro, se prepara para fazer a sua primeira atracagem fora do litoral fluminense. A empresa está em conversas avançadas para iniciar um processo de consolidação do setor em nível nacional, com a aquisição de "duas ou três marinas" na Bahia, em Santa Catarina ou em São Paulo. Gabriela Lobato Marins, CEO da BR Marinas (foto), diz que espera fechar a primeira compra este ano ainda.
Depois de anos de marasmo, o mercado náutico vive um boom desde o início da pandemia. A frota náutica brasileira, hoje de 715 mil embarcações, cresceu 25% em 2021 e deve crescer mais 20% a 25% este ano " e a BR Marinas cresce no mesmo ritmo e deve faturar R$ 94 milhões este ano.
" As pessoas descobriram como é gostoso ficar dentro de um barco no mar e isso não tem volta " diz Gabriela. O crescimento do setor só não é maior por falta de insumos para a construção dos barcos.
Para acompanhar a demanda, a empresa planeja investir R$ 22 milhões em expansão e melhorias, o dobro deste ano. Em Angra, a maior expansão se dará em Bracuhy, a partir de uma associação com a marina vizinha, da Construtora JL - uma fusão física e societária. Juntas, elas passarão por uma grande modernização que inclui um heliponto e a criação de 30 vagas para super iates. O negócio vai tão de vento em popa que o fundo da gestora Axxon, que desde 2012 detém 50% da sociedade, não tem pressa de sair. " Dado o potencial de crescimento, com um Ebitda que cresce mais de 30% ao ano, a gente não tem interesse em sair correndo do ativo de maneira nenhuma " diz Fabio Maranhão, sócio da Axxon.