Pescador da Ilha Grande que resgatou Dindim é visitado por novo pinguim; filme sobre a amizade é concluído
Agência O Globo -
O pescador João Pereira de Souza, de 79 anos, protagonizou uma das histórias mais comoventes dos últimos anos que vai virar filme com um astro internacional e ganhou um capítulo recente
Agência O Globo -
O pescador João Pereira de Souza, de 79 anos, protagonizou uma das histórias mais comoventes dos últimos anos que vai virar filme com um astro internacional e ganhou um capítulo recente. Ao resgatar um pinguim-de-magalhães na Praia de Provetá, na Ilha Grande, na Costa Verde, em junho de 2011, ele não imaginava o quanto a sua vida iria mudar. João levou a ave, que estava coberta de óleo, para casa e a batizou de Dindim para casa. Ele cuidou do animal e os dois se tornaram inseparáveis. Após a última visita, há 5 anos, Dindim foi embora em direção ao oceano e não retornou. Na última segunda-feira, seu João teve uma surpresa. Um pinguim o seguiu até sua casa mais uma vez.
A plumagem das duas aves era parecida, mas houve suspeita de não se tratava do amigo Dindim. A certeza veio nesta sexta-feira. A ave foi resgatada por uma equipe do Ibama e, pelo microchip implantado, foi confirmado que se tratava de um dos animais reabilitados por funcionários do órgão e que havia sido liberado no mar recentemente. O novo amigo tem as características físicas de um pinguim mais jovem que Dindim. Para os vizinhos de João, moradores da Ilha, o novo visitante foi motivo de festa.
Por 8 anos, Dindim viajou mais de 3 mil quilômetros, da Patagônia à Ilha Grande. Os dois eram vistos sempre juntos, tomando banho de mar e, às vezes, até mesmo de chuveiro. O pinguim deixava até João colocá-lo no colo. Segundo a família do aposentado, a chegada da ave foi algo grandioso para a vida do aposentado. Assim como a relação entre os dois surpreendeu a todos.
— Era muito emocionante mesmo o amor deles — conta Mery Alves, filha de João.
Da última vez que foi embora, como parte do ciclo natural de migração de pinguins, Didim deixou muitas saudades. João ia à praia todos os dias esperar a volta do amigo. Em um vídeo gravado no começo do ano, ele pediu para Dindim voltar a visitá-lo:
— Já rodei essa praia todinha te procurando e não te encontro. Estou esperando você toda hora, quero que você apareça e venha aqui para eu brincar com você. Estou com muita saudade de você, mas como você não vem, fico com meus amigos aqui. Mas um dia você vai vir — espera.
No entanto, com a chegada de um novo "filho", outra maneira carinhosa de ele se referir a Dindim, sua atenção esteve voltada para os cuidados do visitante.
Ao mesmo tempo, as filmagens do filme retratando a amizade entre João e Dindim foram concluídas. "The penguin & the fisherman" (O pinguim e o pescador), dirigido por David Schurmann, indicado ao Oscar em 2017, o longa contará como ocorreu o encontro entre os dois em 2011 até a última despedida. O ator francês Jean Reno, mais conhecido por seu papel de León em "O profissional" dará a vida ao pescador.
O diretor relata sua experiência ao conhecer o amor entre os dois. Segundo ele, o filme vai trazer à tona o poder de cura pessoal que o encontro com Dindim trouxe para a vida de João.
- Não é só um pinguim fofo, ele tem um papel muito importante na vida do seu João. A relação dos dois é extremamente profunda, complexa e bacana. Dindim veio mostrar que ele precisava de cura sobre algumas coisas tristes que aconteceram. Isso também é o surpreendente no filme - revela David.
Sobre a reviravolta ocorrida com a visita de um novo pinguim, ele afirma que só prova o quanto o aposentado é mágico quando se trata de animais.
— A mágica não é só de ser o Dindim ou não, mas a de o seu João atrair esses pinguins. A magia está no seu João — analisa.
* Estagiária sob supervisão de Vera Araujo