Martes, 23 de Abril de 2024

Funpresp reduz para 1,6% taxa para contratar empréstimos consignados

BrasilO Globo, Brasil 3 de febrero de 2023

Agência O Globo -
A Fundação de Previdência Complementar do Servidor Público Federal do Poder Executivo federal (Funpresp-Exe) facilitou, nesta quinta-feira (dia 2), o acesso a crédito por empréstimos consignados

Agência O Globo -
A Fundação de Previdência Complementar do Servidor Público Federal do Poder Executivo federal (Funpresp-Exe) facilitou, nesta quinta-feira (dia 2), o acesso a crédito por empréstimos consignados. A taxa de administração — paga a gestores que trabalham na curadoria do fundo de investimento — caiu para 1,6%. Até quarta-feira, o percentual era de 2%.
A taxa de administração será diluída durante todo o período de contrato, que pode variar de seis a 96 meses, e a medida foi anunciada no mês em que a Funpresp-Exe completa dez anos. O percentual faz parte do custo efetivo total para a contratação do crédito, como juros, tributos e o seguro. A modalidade pode ser contraída por sevidores do Executivo federal com reserva individual de, pelo menos, R$ 4 mil e ao menos seis meses de vinculação ao plano.
A redução foi possível, segundo o diretor de Investimento da Funpresp, Gilberto Stanzione, porque a arrecadação com a taxa de administração foi superior ao custo da operação de crédito. Por se tratar de uma entidade sem fins lucrativos, a fundação não arrecada mais que o necessário para seu funcionamento.
O empréstimo consignado pode ser contratado por participantes do plano ExecPrev, que devem autorizar a Funpresp a realizar a operação através do Sistema de Gestão de Pessoas do Executivo federal (Sigepe).
La Nación Argentina O Globo Brasil El Mercurio Chile
El Tiempo Colombia La Nación Costa Rica La Prensa Gráfica El Salvador
El Universal México El Comercio Perú El Nuevo Dia Puerto Rico
Listin Diario República
Dominicana
El País Uruguay El Nacional Venezuela