Santander lança conta global para compras no exterior
O Santander lança hoje uma conta internacional em dólar, com app e cartão de débito para ...
O Santander lança hoje uma conta internacional em dólar, com app e cartão de débito para uso no exterior e saques sem custos em caixas eletrônicos do banco espanhol pelo mundo. O produto, batizado de Select Global, será oferecido aos correntistas do Santander e chega em um mercado já explorado por uma série de fintechs (Nomad, Revolut, Wise etc.) e, mais recentemente, por Bradesco e Itaú.
A estratégia do Santander para se diferenciar em segmento tão disputado será se apoiar em sua expertise cambial " segundo o Banco Central, ele é o maior banco de câmbio do país " e capilaridade internacional, afirma Geraldo Rodrigues Neto, diretor de pessoa física e investimentos do Santander.
" Somos o maior banco internacional com operação de varejo no Brasil e o maior banco de câmbio. Mas alguns clientes consumiam um produto dos nossos concorrentes porque a gente não conseguia oferecer. O Select Global, então, era a peça que faltava para a gente se apropriar de um mercado que é nosso por direito " afirma o executivo, acrescentando que o lançamento após a chegada de produtos de rivais resultou de um cronograma interno de prioridades do banco. " Não é uma questão de chegar primeiro, mas de chegar melhor " rebate.
Nas contas internacionais é cobrada alíquota menor de Imposto sobre Operações Financeiras (IOF). Enquanto no cartão de crédito e pré-pago é de 5,38%, os usuários de contas globais pagam 1,1% de imposto referente à transação cambial. A taxa é equivalente à cobrada na compra de moeda em espécie, mas contas internacionais oferecem acesso ao câmbio comercial, cuja cotação costuma ser mais baixa que a do câmbio turismo.
"O objetivo é apostar na experiência e atendimento humano. O cliente poderá fazer transações cambiais a partir de sua conta no app, sem as fricções que um serviço externo impõe. Do exterior, o cliente poderá acessar o call center 24 horas, sete dias por semana, e falar com uma pessoa em caso de problema " diz Rodrigues Neto.