Sábado, 02 de Agosto de 2025

Da paraíba para o bahia, jampa carrega e quer criar raízes

BrasilO Globo, Brasil 30 de marzo de 2024

O time com nome de estado, o jogador com apelido de cidade, mas a travessia de um lugar para o ...

O time com nome de estado, o jogador com apelido de cidade, mas a travessia de um lugar para o outro marcam a história de Arthur. Nome completo: Arthur do Nascimento, que saiu da Paraíba e há dois anos se juntou a base do Bahia onde se tornou uma de suas maiores joias. Em Salvador, mudou de sobrenome, adotou o Jampa, referência a João Pessoa, sua cidade natal. Aos 15 anos, o goleiro já coleciona títulos pelo clube soteropolitano e também pela seleção brasileira sub-15, a qual vem sendo convocado com frequência " são quatro listas com o seu nome até o momento.
O adolescente começou no futebol, como ele mesmo diz, como qualquer outro menino, que gostava de "correr e chutar no gol". Porém, quando entendeu que o futebol poderia ser coisa séria, ele olhou para dentro de casa e escolheu a sua posição. Seu pai chegou a jogar como goleiro e tentou seguir carreira. Acabou ajudando o filho nos seus primeiros passos.
" Um cara que sempre me inspirou muito foi o meu pai. Ele durante muito tempo me treinou. Ele trabalhava e quando tinha tempo conseguia me treinar, mesmo cansado. Mesmo com dificuldades ele sempre estava comigo me apoiando, fazendo tudo do bom e do melhor para eu desfrutar do meu sonho " disse.
Jampa chegou ao Bahia após ser observado em um torneio quadrangular, em 2022. Ele agarrou pelo Estrela de Março, uma equipe de Salvador. Após seu bom desempenho em todas as partidas, foi convidado a se juntar ao sub-13 do Esquadrão de Aço e desde então vem subindo de categoria. Apesar de ser oficialmente do sub-15, ele já vem atuando também em partidas do sub-17.
" No futebol eu já conquistei, graças a Deus, com pouca idade, várias coisas. Eu já consegui ser convocado para a seleção brasileira, já consegui jogar com a categoria mais velha, mas acho que o mais importante é ter conseguido dar alegria para minha família que sempre está comigo, sempre me apoiando " contou.
Pela equipe do Bahia, as principais conquistas de Jampa são Campeonato Baiano e o Metropolitano. Pela seleção, foi campeão de um quadrangular realizado no Paraguai, em outubro, que contou com Chile, Paraguai e Colômbia, e onde o gol do Brasil não foi vazada. Esse título, inclusive, ao mesmo tempo em que faz vislumbrar um futuro promissor, e sonhar com uma carreira vitoriosa, já entra na memória do goleiro como uma passagem que jamais será esquecida. Ao mesmo tempo em que sonha, Jampa já coleciona glórias que gosta de viver.
" Tenho dois momentos mais marcantes no futebol. Com certeza a minha primeira convocação para a seleção brasileira é algo que fica marcado, não tem como, é um sonho de infância, é um sonho de todo moleque que joga bola. E o segundo foi quando fomos campeões no Paraguai, foi o meu primeiro título pela seleção. Com certeza vai ficar sempre guardado comigo " afirmou.
Jampa terá a oportunidade de ampliar o seu leque de títulos. Ele está na expectativa de ser convocado pelo técnico Dudu Patetuci para o Sul-Americano, na Bolívia, neste ano. E recentemente ele iniciou o Brasileiro Sub-15 pelo Bahia.
líder em campo
Tanto no Bahia quanto na seleção, Jampa considera que, mesmo muito jovem, um dos seus meus maiores talentos, além da entender que é bom tecnicamente, é ser um bom líder:
" Eu acho que eu tenho uma cabeça boa, consigo liderar bem um grupo e consigo me entender bem com todas as pessoas.
Com o futebol do Bahia agora fazendo parte do Grupo City, é normal esperar sonhos distantes para os jogadores da base do tricolor. Mas questionado sobre o que quer estar fazendo daqui dez ela, o jovem goleiro foi categórico:
" Só Deus vai saber onde eu vou estar, mas espero estar jogando aqui no Bahia.
JAMPA, GOLEIRO, 15 anos, sub-15 do BAHIA
La Nación Argentina O Globo Brasil El Mercurio Chile
El Tiempo Colombia La Nación Costa Rica La Prensa Gráfica El Salvador
El Universal México El Comercio Perú El Nuevo Dia Puerto Rico
Listin Diario República
Dominicana
El País Uruguay El Nacional Venezuela