Lunes, 07 de Octubre de 2024

Dourados em residenciais: brilho de forma discreta

BrasilO Globo, Brasil 31 de marzo de 2024

É luxo só! O uso de dourado na decoração de áreas comuns de residenciais vem se firmando ...

É luxo só! O uso de dourado na decoração de áreas comuns de residenciais vem se firmando como uma tendência. Exuberante sem ser vulgar, o "toque de Midas" contemporâneo aparece em móveis, luminárias e objetos de portarias, salões de festas, áreas gourmet e piscinas. Mas nada que remeta à realeza do estilo vitoriano ou às extravagâncias do art déco. O dourado do século XXI brilha de forma discreta, provando que sofisticação e ostentação não são sinônimos.
Não foi à toa que, ao listar 27 tendências de design de interiores para 2024, a revista inglesa Livingetc, focada em decoração moderninha, incluiu o uso do dourado em "tintas, acessórios e até mesmo peças de iluminação". Na avaliação dos editores, essa tonalidade "cintilante como o pôr do sol" combina com muitas cores, o que a torna versátil na criação de um ambiente. Ainda segundo a publicação, os decoradores têm adotado versões com mais "nuances de acabamentos dourados, como latão escurecido ou bronze claro".
Nos empreendimentos de alto padrão da Patrimar, como o Oceana Golf, na Barra da Tijuca, que tem o design de interiores assinado pela arquiteta Débora Aguiar, os metais são usados na decoração de forma bem dosada para buscar equilíbrio na harmonização do ambiente. Assim, é possível combinar um ponto de luz de material metalizado com outros elementos em madeira e tons de bege e cru.
" O uso do metal depende muito da habilidade do arquiteto para não ficar excessivo e combinar bem com a ambientação geral. Outro fator a ser levado em conta é o público a que se destina o condomínio. Se falamos em um residencial para famílias ou pessoas mais velhas, o dourado traz essa sofisticação mais clássica. Agora, se for um prédio para pessoas mais jovens, deve-se trabalhar com outros metais e tons " explica a gerente de Produtos do Grupo Patrimar, Juliana Lembi.
LUXO ATEMPORAL
Nos apartamentos decorados, o uso de metais também ganha protagonismo e acaba influenciando os futuros compradores dos apartamentos, que apreciam a ideia de destacar um ponto do ambiente, integrando o dourado a detalhes e materiais como mármore e madeira. Seja em um tecido luxuoso em revestimento de parede ornamentado ou em peça de mobiliário com acabamento dourado, esses elementos criam uma atmosfera gold chique, por assim dizer, que reúne sutileza e bom gosto.
" O uso do dourado na decoração transcende as tendências, é um tom que pode ser explorado de várias maneiras nos ambientes, seja em objetos de decoração ou no mobiliário. Ele é um símbolo de luxo atemporal que enriquece visualmente e traz uma sensação acolhedora " observa a sócia-fundadora da Ornare, Esther Schattan.
Essa riqueza visual também aparece nos projetos que o Studio Yoo desenvolve no Rio de Janeiro, em parceria com a RJZ Cyrela. O tradicional e premiado estúdio de design, comandado por Philippe Starck, Marcel Wanders, Jade Jagger e Kelly Hoppen, usa os metais como um elemento de design contemporâneo.
No Iconyc By Yoo, em Botafogo, o lobby principal, com pé-direito duplo, tem luminárias de metal marcando o eixo de entrada. Os bancos dourados (Bubu e Tooth), assinados pelo próprio Starck, compõem o ambiente juntamente com espelhos bisotados em tons de bronze. Já no Wave By Yoo, na Barra, o salão de festas tem teto revestido de folhas douradas em marcenaria e elementos decorativos em formato de ondas em serralheria dourada.
" A introdução dos acabamentos em metal e tons dourados em empreendimentos de alto padrão objetiva oferecer estilo, elegância e sofisticação. É uma abordagem estética que tem sido muito bem recebida pelos compradores " destaca o diretor de Incorporação da RJZ Cyrela, Carlos Bandeira de Mello.
La Nación Argentina O Globo Brasil El Mercurio Chile
El Tiempo Colombia La Nación Costa Rica La Prensa Gráfica El Salvador
El Universal México El Comercio Perú El Nuevo Dia Puerto Rico
Listin Diario República
Dominicana
El País Uruguay El Nacional Venezuela