Sábado, 28 de Septiembre de 2024

O que a resolução prevê

BrasilO Globo, Brasil 26 de junio de 2024

Delimitação dos atos de indisciplina quanto à classificação de sua gravidade: a ...

Delimitação dos atos de indisciplina quanto à classificação de sua gravidade: a classificação leva em conta a avaliação do risco associado à conduta do passageiro e quais são as possíveis consequências e a eficácia das medidas existentes para mitigar os danos. Condutas mais graves foram identificadas como as que apresentam maior potencial de risco para a segurança das operações aéreas.
Sanções mais severas: além das medidas implementadas para o funcionamento regular das operações, como a contenção imediata do passageiro indisciplinado, a proposta regulamenta a possibilidade de que, nos casos de condutas gravíssimas, os operadores aéreos apliquem medida restritiva de impedimento de voar ao passageiro infrator, com prazo de duração de 12 meses. A medida envolve o compartilhamento dos dados do passageiro indisciplinado entre os operadores para que todos implementem a restrição aplicada.
Clareza em relação ao que pode acontecer: ao elencar as consequências e medidas possíveis de serem adotadas em caso de comportamento indisciplinado, a Anac propõe comunicação clara, direta e objetiva para que todos saibam quais são os atos que devem ser prevenidos e que serão punidos. As medidas podem variar desde advertência, acionamento do órgão policial, encerramento do contrato de transporte a até mesmo a inclusão em lista de proibição de voar (no fly list).
Garantia de ampla defesa e devido processo legal: a Anac exigirá das empresas aéreas que propiciem ampla defesa aos cidadãos incluídos na lista de proibição de voar e fiscalizará as companhias no uso do mecanismo.
La Nación Argentina O Globo Brasil El Mercurio Chile
El Tiempo Colombia La Nación Costa Rica La Prensa Gráfica El Salvador
El Universal México El Comercio Perú El Nuevo Dia Puerto Rico
Listin Diario República
Dominicana
El País Uruguay El Nacional Venezuela