Martes, 29 de Abril de 2025

E o mis de copacabana, hein!

BrasilO Globo, Brasil 20 de julio de 2024

Com mais de dez anos de atraso, a conclusão da sede do Museu da Imagem e do Som, em Copacabana, ...

Com mais de dez anos de atraso, a conclusão da sede do Museu da Imagem e do Som, em Copacabana, pode estar perto do fim. As duas licitações que faltavam para a conclusão das obras estão marcadas para o mês que vem. O valor estimado a ser gasto com as próximas intervenções é de R$ 83,5 milhões.
Entre as obras previstas está a finalização da fachada do prédio. Um dos marcos arquitetônicos do MIS - o projeto vencedor do concurso foi do escritório Diller, de Nova York - está corroído pelo tempo. O edital contempla também a retirada dos tapumes que ocupam grande parte do calçadão da Avenida Atlântica.
A segunda licitação, marcada para o dia 20, prevê a contratação da empresa que fará as obras na parte interna do MIS: hidráulica, elétrica, revestimento, piso etc.
A construção do MIS talvez esteja entre as obras mais arrastadas da história do Rio. Começaram em 2010, ainda no governo Sérgio Cabral. Logo nos primeiros anos, a empresa responsável faliu. Depois de idas e vindas, as obras foram paralisadas em 2016 com a crise política e financeira do estado.
Agora, após cumprir exigências impostas pelo Tribunal de Contas do Estado (TCE), o governo tenta avançar com as obras. O acervo do MIS é precioso. Abriga 37 coleções e mais de 350 mil itens que contam a história da música brasileira através de imagens, gravações e documentos.
Fernanda Pontes
La Nación Argentina O Globo Brasil El Mercurio Chile
El Tiempo Colombia La Nación Costa Rica La Prensa Gráfica El Salvador
El Universal México El Comercio Perú El Nuevo Dia Puerto Rico
Listin Diario República
Dominicana
El País Uruguay El Nacional Venezuela