Martes, 08 de Octubre de 2024

Conta de luz subirá até 4,4% este mês, preveem analistas

BrasilO Globo, Brasil 1 de octubre de 2024

A conta de luz vai pesar mais no bolso do brasileiro a partir de hoje. A fatura de energia ficará ...

A conta de luz vai pesar mais no bolso do brasileiro a partir de hoje. A fatura de energia ficará mais cara com o acionamento da bandeira vermelha patamar 2 pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel). É o patamar mais alto do sistema de bandeiras, que estabelece cobrança extra nas contas quando os reservatórios de hidrelétricas estão com níveis baixos e há acionamento de térmicas, que têm custo maior de geração.
Ontem, a Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico (ANA) declarou situação crítica de escassez hídrica no Rio Xingu e seu afluente, o Rio Iriri, até o dia 30 de novembro. A bacia do Xingu abastece a Usina de Belo Monte, no norte do Pará, responsável por 11% da capacidade de geração de energia do sistema interligado nacional.
Ao mesmo tempo em que a seca faz cair os níveis dos reservatórios, o consumo de energia está em alta.
IMPACTO NO IPCA
Ontem, a Empresa de Pesquisa Energética (EPE), vinculada ao Ministério de Minas e Energia, informou que o consumo nacional de energia cresceu 5,6% em agosto comparado ao mesmo mês em 2023. O consumo residencial avançou 5,7%.
Com o acionamento da bandeira vermelha 2 haverá acréscimo nas contas de luz de R$ 7,877 a cada cem quilowatts-hora (kWh) consumidos, e efeito direto na inflação. Analistas ouvidos pelo GLOBO calculam que as contas de luz em outubro vão aumentar entre 3,6% e 4,4%.
Para Andrea Damico, economista-chefe da Armor Capital, a bandeira tarifária vermelha 2 não foi uma surpresa. A gestora já tinha incorporado o impacto desse patamar " calculado em 0,17 ponto percentual " em suas projeções.
" A gente prevê para novembro e dezembro um retorno para a bandeira vermelha 1. Então, em novembro a gente deve ter uma queda nos preços de energia em torno de 3,5%. E, no IPCA do ano, estamos com a projeção de 4,3%, já considerando esse patamar de vermelha 1 em dezembro " diz a economista, que projeta alta de 4,4% nas contas de energia em outubro.
Fábio Romão, da LCA Consultores, avalia que a mudança de bandeira implica mais 0,13 ponto percentual no IPCA mensal, o que leva sua projeção para o indicador em outubro passar de 0,30% para 0,43%.
" Contudo, minha estimativa para o ano não mudou, pois mantive a projeção de bandeira amarela para dezembro de 2024. Desse modo, minha projeção do IPCA deste ano permaneceu em 4,38% " explicou ele, que prevê alta de 3,57% na conta de luz de outubro, ponderando que, caso a bandeira vermelha 2 continue até o fim do ano, sua projeção do IPCA anual sobe para 4,64%.
Luciano Costa, economista-chefe na corretora Monte Bravo, calcula que o impacto na conta de luz ficará em torno de 4% em outubro.
" O vermelho 2 acrescenta para outubro em torno de 0,15 ponto percentual na margem de projeção. Estávamos com 0,37% de IPCA para o mês, e estamos agora com 0,52% " diz o economista ressalvando que, além do impacto da bandeira tarifária, a sua projeção para o IPCA considera a influência de outros produtos, como os alimentos, também afetados pela estiagem.
La Nación Argentina O Globo Brasil El Mercurio Chile
El Tiempo Colombia La Nación Costa Rica La Prensa Gráfica El Salvador
El Universal México El Comercio Perú El Nuevo Dia Puerto Rico
Listin Diario República
Dominicana
El País Uruguay El Nacional Venezuela