Sábado, 05 de Octubre de 2024

Trt condena mercedes por dano moral coletivo

BrasilO Globo, Brasil 5 de octubre de 2024

A Justiça do Trabalho condenou, em segunda instância, a Mercedes-Benz do Brasil a pagar ...

A Justiça do Trabalho condenou, em segunda instância, a Mercedes-Benz do Brasil a pagar indenização de R$ 40 milhões, por dano moral coletivo. A montadora foi acusada de discriminar e assediar moralmente trabalhadores da fábrica de Campinas, interior de São Paulo.
A decisão é do Tribunal Regional do Trabalho da 15ª Região (TRT-15) em ação civil pública do Ministério Público do Trabalho (MPT). Cabe recurso ao Tribunal Superior do Trabalho (TST). A empresa foi investigada a partir de denúncia do Sindicato dos Metalúrgicos de Campinas e Região.
Segundo a entidade, funcionários que sofreram lesões em decorrência do trabalho estavam sendo isolados dentro da fábrica durante o processo de reabilitação após afastamento pelo INSS. As práticas teriam ocorrido desde 2015.
Segundo trabalhadores afetados, eles eram chamados de "vagabundos", "preguiçosos" e "ruins de serviço" pelas chefias e colegas. Um dos empregados, que tem uma lesão na coluna, informou ao MPT que, devido às medicações e às restrições na prática de exercícios físicos, ganhou peso ao longo do tempo. Os próprios profissionais do departamento médico da empresa teriam afirmado que ele havia contraído a lesão na coluna por ser "gordo" e "barrigudo". Também foram relatados nos autos casos de discriminação racial.
Em nota, a Mercedes informou que "não comenta processos que estejam em andamento e reforça que adota todas as medidas de respeito, proteção, saúde e segurança de seus trabalhadores". (João Sorima Neto)
La Nación Argentina O Globo Brasil El Mercurio Chile
El Tiempo Colombia La Nación Costa Rica La Prensa Gráfica El Salvador
El Universal México El Comercio Perú El Nuevo Dia Puerto Rico
Listin Diario República
Dominicana
El País Uruguay El Nacional Venezuela