Viernes, 18 de Octubre de 2024

Preço dos imóveis em portugal mais que duplicou em dez anos

BrasilO Globo, Brasil 18 de octubre de 2024

Quem vive em Portugal observa no dia a dia: o drama econômico enfrentado pela população local e ...

Quem vive em Portugal observa no dia a dia: o drama econômico enfrentado pela população local e pelos imigrantes é o salário, que quase nunca consegue pagar por moradia. Dados da Fundação Francisco Manuel dos Santos (Pordata) explicam o problema, mostrou ontem o blog Portugal Giro. O preço dos imóveis em Portugal cresceu 106% em dez anos. Ao mesmo tempo, os salários subiram 35%. Assim, a conta para comprar um imóvel custa a fechar. E, como consequência, o problema também atinge o custo dos aluguéis.
"Um dos temas mais discutidos na atualidade é a subida dos preços das casas. Em 2023, Portugal viu mais do que duplicar o preço de compra das casas, comparativamente a 2015: 106%, valor acima da média registrada na União Europeia, de 48%. Confrontando este aumento com a variação da remuneração média dos trabalhadores empregados, verificamos que, face a 2015, os salários em Portugal aumentaram 35%, muito aquém do aumento de 106% das casas", diz o novo relatório da fundação.
O resultado do desequilíbrio se espalha pelos aluguéis: um em cada quatro inquilinos (27%) enfrentava sobrecarga financeira com as despesas de moradia em 2023, gastando pelo menos 40% do salário com despesas de habitação, como o valor pago por aluguel, luz, gás e água.
Já os brasileiros mais ricos continuam comprando imóveis em Portugal. São os estrangeiros que mais investem em áreas nobres do Porto e de Lisboa. Já os estudantes e a maioria dos brasileiros trabalhadores no país sofrem para pagar aluguéis ou as prestações dos imóveis próprios.
La Nación Argentina O Globo Brasil El Mercurio Chile
El Tiempo Colombia La Nación Costa Rica La Prensa Gráfica El Salvador
El Universal México El Comercio Perú El Nuevo Dia Puerto Rico
Listin Diario República
Dominicana
El País Uruguay El Nacional Venezuela