Jueves, 24 de Octubre de 2024

Whatsapp com ia chega ao brasil e divide usuários

BrasilO Globo, Brasil 24 de octubre de 2024

A Meta, dona do WhatsApp, introduziu no Brasil, no início deste mês, a ferramenta Meta AI ...

A Meta, dona do WhatsApp, introduziu no Brasil, no início deste mês, a ferramenta Meta AI integrada à plataforma de mensagens. O robô virtual chegou sem aviso, e usuários incomodados questionam se há meios de excluir o recurso. De acordo com a empresa, usar a Meta AI "é opcional", mas não há como o usuário desabilitar o mecanismo.
Com mais de 165 mil posts citando o "WhatsApp", a nova funcionalidade ficou ontem entre os assuntos mais comentados da rede social X, dividindo usuários entre os que aprovaram a novidade e os que buscaram informações sobre como desativá-la.
A Meta AI chega para competir com o chatbot mais usado no mundo, o ChatGPT. Com uma funcionalidade parecida, o robô da Meta aparece no WhatsApp como uma nova aba de conversa em que o usuário pode fazer perguntas, criar imagens ou pedir que tarefas sejam realizadas. A IA também estará presente no feed do Facebook, como um botão adicional.
EDIÇÃO DE IMAGENS
Para ativar a IA no Whatsapp é preciso clicar na marca que aparece no canto inferior da tela. Logo um chat diretamente com robô aparecerá e será possível fazer perguntas, pedir recomendações ou realizar pesquisas na própria conversa. Para trazer o recurso para uma conversa com outros usuários, até mesmo para grupos com amigos, só é preciso digitar "@Meta AI" e fazer as perguntas ao robô.
A Meta AI também tem o recurso de geração e edição de imagens, que pode ser acionado com um comando (o usuário precisa escrever "imagine"). Também há a possibilidade de usar a IA na barra de pesquisa de contatos. A tecnologia permite buscar informações sem sair do aplicativo, como uma espécie de buscador/navegador. Esse uso do WhatsApp "como um Google" é o que mais chamou a atenção dos usuários no X.
Como não é possível desativar a IA do WhatsApp, usuários que não quiserem utilizar o recurso podem arquivar o chatbot ou apagar a conversa com o robô, assim como é feito em conversas normais. Assim, a assistente de IA não fica visível na tela inicial do app (veja no quadro ao lado como usar o arquivamento em aparelhos Android e iOS).
As conversas com a Meta AI não são criptografadas de ponta a ponta. De acordo com a empresa, a escolha permite uma moderação humana e automatizada das interações entre pessoas e a inteligência artificial. Os comandos à ferramenta também podem ser usados para treiná-la no futuro.
João Victor Archegas, do Instituto de Tecnologia e Sociedade (ITS-Rio), diz que a coleta de dados da IA no WhatsApp se dá apenas em relação aos comandos para o robô e não em relação às mensagens no aplicativo.
PROTEÇÃO DE DADOS
A Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD) determina que o tratamento de informações pessoais tenha finalidade específica e informada aos titulares. O consentimento deve ser claro, e a lei assegura que o usuário tem direito de se opor a determinados usos. Archegas avalia que a Meta está cumprindo a determinação.
" Na primeira interação, a IA informará quais dados serão coletados e qual a finalidade. Você tem a opção de falar, "não quero compartilhar meus dados para essa finalidade", ou "sim, concordo e quero ter acesso a esse novo serviço" " diz Archegas.
(*Estagiária sob supervisão de Danielle Nogueira)
La Nación Argentina O Globo Brasil El Mercurio Chile
El Tiempo Colombia La Nación Costa Rica La Prensa Gráfica El Salvador
El Universal México El Comercio Perú El Nuevo Dia Puerto Rico
Listin Diario República
Dominicana
El País Uruguay El Nacional Venezuela