Martes, 03 de Diciembre de 2024

‘Seu tuta’, o fundador da rádio jovem pan

BrasilO Globo, Brasil 5 de noviembre de 2024

OBITUÁRIO

OBITUÁRIO
Nascido em abril de 1931, em São Paulo, Antonio Augusto Amaral de Carvalho tinha radiodifusão, televisão e entretenimento no sangue. Ele era filho de Paulo Machado de Carvalho, empresário e radialista que fundou a TV Record e foi o chefe da delegação brasileira nas campanhas vitoriosas das Copas do Mundo de 1958 e 1962. O Estádio do Pacaembu, em São Paulo, foi batizado Estádio Municipal Paulo Machado de Carvalho em homenagem ao pai de Antonio Augusto.
Em 1944, Paulo Machado de Carvalho adquiriu a Rádio Panamericana. Antonio Augusto começava ali a sua vida profissional. Em 1952, ele assumiu a direção-geral da emissora, com apenas 21 anos de idade, e passou a ser chamado de "Seu Tuta".
Seguindo os caminhos de sucesso do pai, "Seu Tuta" foi um dos responsáveis pela criação dos históricos festivais de música na TV Record, que promoveram o surgimento de movimentos como a Tropicália e a Jovem Guarda, na década de 1960.
Na década seguinte, transformou a antiga Rádio Panamericana em Jovem Pan, com a proposta de transmitir conteúdo jornalístico 24 horas por dia. Anos mais tarde também foi um dos primeiros a apostar na transmissão em streaming pela internet com a criação da Jovem Pan Online.
"Seu Tuta" foi diretor-presidente da rádio no período de 1973 a 2014, quando passou o comando da emissora ao filho Antônio Augusto Amaral de Carvalho Filho, o Tutinha.
Em sua página na internet, a rádio se referiu a Amaral de Carvalho como um "ícone da comunicação" que "revolucionou a história da Jovem Pan e marcou época na televisão".
A Associação das Emissoras de Rádio e Televisão do Estado de São Paulo (AESP) lembrou que ele "foi um pioneiro no rádio brasileiro" e contribuiu "de maneira ímpar para o desenvolvimento e consolidação da radiodifusão no país". Nota assinada pelo presidente da AESP acrescenta que a "trajetória profissional e legado de ética e inovação" de Antonio Augusto Amaral de Carvalho "servirão de exemplo para todos os profissionais da comunicação".
O jornalista, radialista, diretor de TV e empresário Antonio Augusto Amaral de Carvalho, o "Seu Tuta", morreu ontem, aos 93 anos, em São Paulo. Segundo a Jovem Pan, ele estava internado no hospital Sírio-Libanês com a "saúde debilitada" e deixa o filho Antonio Augusto Amaral de Carvalho Filho, o Tutinha, netos e bisnetos.
Antonio Augusto Amaral de Carvalho,
empresário da comunicação, 93 anos
La Nación Argentina O Globo Brasil El Mercurio Chile
El Tiempo Colombia La Nación Costa Rica La Prensa Gráfica El Salvador
El Universal México El Comercio Perú El Nuevo Dia Puerto Rico
Listin Diario República
Dominicana
El País Uruguay El Nacional Venezuela