‘Seu tuta’, o fundador da rádio jovem pan
OBITUÁRIO
OBITUÁRIO
Nascido em abril de 1931, em São Paulo, Antonio Augusto Amaral de Carvalho tinha radiodifusão, televisão e entretenimento no sangue. Ele era filho de Paulo Machado de Carvalho, empresário e radialista que fundou a TV Record e foi o chefe da delegação brasileira nas campanhas vitoriosas das Copas do Mundo de 1958 e 1962. O Estádio do Pacaembu, em São Paulo, foi batizado Estádio Municipal Paulo Machado de Carvalho em homenagem ao pai de Antonio Augusto.
Em 1944, Paulo Machado de Carvalho adquiriu a Rádio Panamericana. Antonio Augusto começava ali a sua vida profissional. Em 1952, ele assumiu a direção-geral da emissora, com apenas 21 anos de idade, e passou a ser chamado de "Seu Tuta".
Seguindo os caminhos de sucesso do pai, "Seu Tuta" foi um dos responsáveis pela criação dos históricos festivais de música na TV Record, que promoveram o surgimento de movimentos como a Tropicália e a Jovem Guarda, na década de 1960.
Na década seguinte, transformou a antiga Rádio Panamericana em Jovem Pan, com a proposta de transmitir conteúdo jornalístico 24 horas por dia. Anos mais tarde também foi um dos primeiros a apostar na transmissão em streaming pela internet com a criação da Jovem Pan Online.
"Seu Tuta" foi diretor-presidente da rádio no período de 1973 a 2014, quando passou o comando da emissora ao filho Antônio Augusto Amaral de Carvalho Filho, o Tutinha.
Em sua página na internet, a rádio se referiu a Amaral de Carvalho como um "ícone da comunicação" que "revolucionou a história da Jovem Pan e marcou época na televisão".
A Associação das Emissoras de Rádio e Televisão do Estado de São Paulo (AESP) lembrou que ele "foi um pioneiro no rádio brasileiro" e contribuiu "de maneira ímpar para o desenvolvimento e consolidação da radiodifusão no país". Nota assinada pelo presidente da AESP acrescenta que a "trajetória profissional e legado de ética e inovação" de Antonio Augusto Amaral de Carvalho "servirão de exemplo para todos os profissionais da comunicação".
O jornalista, radialista, diretor de TV e empresário Antonio Augusto Amaral de Carvalho, o "Seu Tuta", morreu ontem, aos 93 anos, em São Paulo. Segundo a Jovem Pan, ele estava internado no hospital Sírio-Libanês com a "saúde debilitada" e deixa o filho Antonio Augusto Amaral de Carvalho Filho, o Tutinha, netos e bisnetos.
Antonio Augusto Amaral de Carvalho,
empresário da comunicação, 93 anos