Jueves, 14 de Noviembre de 2024

Anpd pede explicações sobre ‘rg’ pela íris de ‘pai do chatgpt’

BrasilO Globo, Brasil 13 de noviembre de 2024

A Autoridade Nacional de Proteção de Dados (ANPD) vai apurar se a World, um projeto que pretende ...

A Autoridade Nacional de Proteção de Dados (ANPD) vai apurar se a World, um projeto que pretende criar uma identidade global a partir da verificação da íris humana, garante a privacidade e o tratamento correto de informações dos usuários brasileiros. O projeto é uma iniciativa de Sam Altman, um dos criadores do ChatGPT, e recomeça hoje no Brasil.
Em fase experimental e sob desconfiança de reguladores de dados de diversos países, o projeto chegou a operar no Brasil e em outros mercados durante algumas semanas, no ano passado. Segundo a World, aquele foi um "piloto" para o lançamento oficial que acontece agora.
A World afirma que seu objetivo é viabilizar a criação de uma espécie de "RG" internacional virtual. O processo é assim: uma pessoa se registra presencialmente e tem sua íris escaneada por um equipamento chamado Orb, gerando uma "identidade" única. Segundo seus criadores, essa "RG" digital ajudará a diferenciar humanos de robôs e inteligências artificiais, já que o avanço da IA tornará cada vez mais difícil a distinção..
REUNIÃO COM ANPD
Para verificar a "humanidade", o Orb captura uma imagem de alta resolução da íris, que é convertida por algoritmos em uma representação numérica do usuário. A empresa argumenta que a íris é a maneira "mais segura e confiável de verificar que as pessoas são seres humanos". A World garante que os registros originais do olho não ficam com a empresa, são criptografados e deletados.
O objetivo da Autoridade Nacional de Dados é obter mais informações sobre o processamento de informações e avaliar se o projeto está em conformidade com a Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais (LGPD).
Ontem à tarde, a ANPD realizou uma reunião virtual com representantes da World, em que foram apresentados detalhes sobre o funcionamento da iniciativa para a autarquia federal. Durante a conversa, os fiscais da autoridade de dados fizeram questionamentos aos envolvidos e entregaram um ofício formal solicitando informações complementares sobre a World.
O foco da fiscalização é garantir que o tratamento dos dados biométricos coletados, no caso a íris dos usuários, siga as normas de privacidade brasileiras.
Segundo a World, o registro tem o objetivo de "verificar a humanidade" dos usuários e não o de guardar o registro biométrico.
O processo de fiscalização da ANPD poderá resultar em recomendações ou, eventualmente, em restrições ao funcionamento do projeto no país, caso sejam identificados riscos à privacidade dos dados dos brasileiros.
Para captar um conjunto de íris para o seu projeto experimental, a World terá dez pontos de cadastro em São Paulo, que começam a funcionar hoje. Qualquer pessoa com mais de 18 anos poderá se registrar. E a World está pagando para quem participar.
Os voluntários que fizerem a identificação a partir da íris receberão uma recompensa financeira por meio de uma moeda digital (25 tokens em até 48 horas. Ao longo de 12 meses, recebem mais 25). O valor pode ser convertido em reais e transferido para contas bancárias. Pela cotação de ontem, o ganho seria R$ 322,50.
O Brasil é um dos primeiros países da América Latina a receber o projeto oficialmente, após o teste inicial realizado no ano passado. O projeto foi lançado também em Argentina, Chile, Colômbia, México e Peru, além de Alemanha, Polônia, Japão e Coreia do Sul.
TEMORES EM OUTROS PAÍSES
Na França e na Alemanha, autoridades também expressaram preocupações sobre o projeto, que chegou a ser suspenso em algumas regiões. Na primeira fase de testes, em 2023, o projeto atraiu grandes filas e aglomerações em locais de coleta, especialmente pela promessa de recompensas financeiras.
La Nación Argentina O Globo Brasil El Mercurio Chile
El Tiempo Colombia La Nación Costa Rica La Prensa Gráfica El Salvador
El Universal México El Comercio Perú El Nuevo Dia Puerto Rico
Listin Diario República
Dominicana
El País Uruguay El Nacional Venezuela