Maria fernanda cândido leva clarice lispector para o mundo
Maria Fernanda Cândido, recém-premiada como Melhor Atriz no Festival de Siena, na Itália, ...
Maria Fernanda Cândido, recém-premiada como Melhor Atriz no Festival de Siena, na Itália, pelo filme "A paixão segundo G.H.", inspirado no livro de Clarice Lispector (1920-1977), a mais internacional das escritoras brasileiras, trará em janeiro para o Brasil "Clarice, ballade au-dessus de l’abîme". A peça foi lançada em Paris, onde vive há sete anos, e ganhará uma versão em português. "Vai estrear em São Paulo, mas eu e Sonia Rubinski queremos levar ao Rio e a Recife, onde Clarice foi criada", adiantou ela.
Há alguns dias, a artista paranaense apresentou na rádio francesa France Culture um trecho do último livro da escritora, "Água viva".
"Fui convidada por conta da nova tradução desse livro. A minha alegria é que a gente acaba levando mais de Clarice para o público francês. Eles estão num momento de grande interesse e descoberta, porque há uma geração mais jovem que não a conhecia. O que mais me encanta na sua escrita é o trabalho com questões ordinárias da vida. Ela transforma o cotidiano simples em algo extraordinário", elogiou a atriz.
Aliás, terça dia 10 de dezembro, aniversário de Clarice , o cineasta Luiz Fernando Carvalho, que dirigiu "A paixão segundo G.H", também premiado em Siena, fará uma homenagem à escritora. Ele dirige no Teatro Adolpho Bloch, na Glória, a atriz Beth Goulart na leitura teatral "Hora de Clarice". O texto é a partir do livro "Clarice Lispector entrevista", lançado pela Rocco. A dramaturgia é de Melina Dalboni, que este ano lançou o livro "Diário de um filme", sobre o processo criativo e as filmagens do longa.
Thayná Rodrigues