Martes, 03 de Diciembre de 2024

Maria fernanda cândido leva clarice lispector para o mundo

BrasilO Globo, Brasil 30 de noviembre de 2024

Maria Fernanda Cândido, recém-premiada como Melhor Atriz no Festival de Siena, na Itália, ...

Maria Fernanda Cândido, recém-premiada como Melhor Atriz no Festival de Siena, na Itália, pelo filme "A paixão segundo G.H.", inspirado no livro de Clarice Lispector (1920-1977), a mais internacional das escritoras brasileiras, trará em janeiro para o Brasil "Clarice, ballade au-dessus de l’abîme". A peça foi lançada em Paris, onde vive há sete anos, e ganhará uma versão em português. "Vai estrear em São Paulo, mas eu e Sonia Rubinski queremos levar ao Rio e a Recife, onde Clarice foi criada", adiantou ela.
Há alguns dias, a artista paranaense apresentou na rádio francesa France Culture um trecho do último livro da escritora, "Água viva".
"Fui convidada por conta da nova tradução desse livro. A minha alegria é que a gente acaba levando mais de Clarice para o público francês. Eles estão num momento de grande interesse e descoberta, porque há uma geração mais jovem que não a conhecia. O que mais me encanta na sua escrita é o trabalho com questões ordinárias da vida. Ela transforma o cotidiano simples em algo extraordinário", elogiou a atriz.
Aliás, terça dia 10 de dezembro, aniversário de Clarice , o cineasta Luiz Fernando Carvalho, que dirigiu "A paixão segundo G.H", também premiado em Siena, fará uma homenagem à escritora. Ele dirige no Teatro Adolpho Bloch, na Glória, a atriz Beth Goulart na leitura teatral "Hora de Clarice". O texto é a partir do livro "Clarice Lispector entrevista", lançado pela Rocco. A dramaturgia é de Melina Dalboni, que este ano lançou o livro "Diário de um filme", sobre o processo criativo e as filmagens do longa.
Thayná Rodrigues
La Nación Argentina O Globo Brasil El Mercurio Chile
El Tiempo Colombia La Nación Costa Rica La Prensa Gráfica El Salvador
El Universal México El Comercio Perú El Nuevo Dia Puerto Rico
Listin Diario República
Dominicana
El País Uruguay El Nacional Venezuela