Miércoles, 16 de Julio de 2025

Câmara inclui refrigerante de novo no imposto seletivo

BrasilO Globo, Brasil 17 de diciembre de 2024

A proposta de regulamentação da Reforma Tributária sofreu novas alterações na ...

A proposta de regulamentação da Reforma Tributária sofreu novas alterações na Câmara dos Deputados ontem, depois de ter passado pelo Senado. O novo texto ainda não tinha sido publicado, mas deputados que acompanham as negociações confirmaram as mudanças ao GLOBO.
Na tentativa de diminuir o impacto na alíquota-padrão de referência, a Câmara retirou o benefício dado ao setor de saneamento básico pelos senadores, que havia sido incluído na alíquota reduzida de 60% pelos senadores. Também foram incluídas as bebidas açucaradas, como refrigerantes, novamente no Imposto Seletivo, que prevê alíquotas adicionais para produtos prejudiciais à saúde e ao ambiente.
A inclusão do saneamento pelos senadores entre os itens com desconto de imposto gerou uma estimava de aumento de até 0,38 ponto percentual na alíquota padrão. A justificativa para retirada do benefício pelos deputados é de que o mecanismo de cashback, devolução de impostos, já prevê o retorno dos tributos pagos no saneamento aos mais pobres.
O relator na Câmara, Reginaldo Lopes (PT-MG), além de ter retomado as bebidas açucaradas no Imposto Seletivo, retirou a previsão de uma lista genérica de doenças cujos medicamentos seriam beneficiados e restabelecendo a lista detalhada de princípios ativos com direito a imposto zero e com redução de 60%.
‘Prioridade absoluta’, diz Padilha
A regulamentação foi aprovada no Senado Federal na semana passada, mas precisou voltar para uma última análise dos deputados após alterações. Depois, o projeto segue para sanção do presidente Lula.
Ontem, o ministro de Relações Institucionais, Alexandre Padilha, visitou o presidente Lula em São Paulo. Em pouco mais de uma hora de conversa, Padilha relatou que o tema principal foi a votação da Reforma Tributária na Câmara:
" Tratamos da pauta do Congresso nesta semana, prioridade absoluta à votação da Reforma Tributária na Câmara, há expectativa positiva de que possa começar hoje (ontem) a discussão e a votação " afirmou Padilha. " Relatei ao presidente as reuniões que tivemos com os líderes da Câmara.
Padilha contou que o presidente Lula planeja realizar um encontro entre ministros no próximo dia 20, mas sem divulgar a pauta.
La Nación Argentina O Globo Brasil El Mercurio Chile
El Tiempo Colombia La Nación Costa Rica La Prensa Gráfica El Salvador
El Universal México El Comercio Perú El Nuevo Dia Puerto Rico
Listin Diario República
Dominicana
El País Uruguay El Nacional Venezuela