Sábado, 28 de Diciembre de 2024

‘Marca’ ziraldo se une à cross network para acelerar licenciamentos

BrasilO Globo, Brasil 28 de diciembre de 2024

Autor de um traço que faz parte do imaginário de gerações de brasileiros, Ziraldo vai virar marca. ...

Autor de um traço que faz parte do imaginário de gerações de brasileiros, Ziraldo vai virar marca. A Ziraldo Artes e Produções (ZAP), estúdio do cartunista que morreu em abril, aos 91 anos, se uniu à agência Cross Network, especializada em collabs, para desenhar uma estratégia de posicionamento da marca Ziraldo e de seus personagens, visando parcerias e acordos de licenciamento.
" Ziraldo sempre sonhou com um Brasil de leitores, e sua arte, com sua alegria, sensibilidade e fé em um futuro melhor, é eterna. Nosso desafio agora é garantir que sua obra continue a dialogar com as novas gerações, perpetuando o seu legado " diz Tati Oliva, CEO da Cross Network.
Explorar comercialmente os traços de Ziraldo nunca foi uma preocupação da família ou do artista. Foram poucas as marcas para as quais Ziraldo cedeu seus traços: entre elas a cerveja Brahma e a grife Reserva, com ações pontuais. O cartunista também cedia seus traços para causas em que acreditava. Doou um desenho para a Rio Boat Show em uma campanha de conscientização ambiental " "Só jogue na água o que o peixe pode comer". É dele também a logomarca do partido PSOL.
A intenção da família de Ziraldo é usar os recursos das parcerias para a manutenção do Instituto Ziraldo, instituição cultural criada para a preservação do acervo visual e intelectual do artista, tornando-o autossustentável. Mas as ambições não são poucas. Tati Oliva diz que busca inspiração em Walt Disney e no Mickey Mouse e sonha em ver o Menino Maluquinho espalhando maluquices em um parque de diversões temático.
" Não é sobre licenciar a qualquer custo, mas sobre manter o legado presente. Queremos trabalhar com marcas que estejam alinhadas aos valores presentes na obra do artista: o amor pela leitura, o incentivo à educação, a conscientização ecológica, a defesa dos direitos humanos e a promoção da igualdade " diz Tati.
Dentre as propriedades a serem exploradas comercialmente estão não apenas os personagens infantis, mas a própria assinatura do cartunista, em parcerias voltadas para o público adulto.
A primeira parceira desde que a Cross Network iniciou o trabalho foi a Tramontina. A marca se inspirou no Menino Maluquinho para uma campanha de Natal que fala da conexão entre pai e filho. No filme, que estreou no dia 1º de dezembro no intervalo do Fantástico, o pai ganha a caçarola de presente e a ‘veste’ na cabeça do menino.
La Nación Argentina O Globo Brasil El Mercurio Chile
El Tiempo Colombia La Nación Costa Rica La Prensa Gráfica El Salvador
El Universal México El Comercio Perú El Nuevo Dia Puerto Rico
Listin Diario República
Dominicana
El País Uruguay El Nacional Venezuela