Sábado, 04 de Enero de 2025

Ouro encerra 2024 com maior valorização em 14 anos

BrasilO Globo, Brasil 1 de enero de 2025

O ouro encerrou 2024 com a maior valorização em 14 anos, de 28%, impulsionado pelo afrouxamento ...

O ouro encerrou 2024 com a maior valorização em 14 anos, de 28%, impulsionado pelo afrouxamento monetário nos Estados Unidos, riscos geopolíticos persistentes e uma onda de compras do metal precioso por bancos centrais. Em 2010, a alta foi de 32%.
Embora a cotação do metal tenha recuado desde a vitória de Donald Trump nas eleições presidenciais dos EUA em novembro, seus ganhos ao longo do ano ainda superam a maioria dos das outras commodities.
Os fortes ganhos do ouro neste ano, no qual o metal registrou uma sucessão de recordes, podem sinalizar uma possível mudança na dinâmica do mercado, já que essa valorização ocorreu mesmo com um dólar mais forte e o aumento do rendimento dos títulos do Tesouro dos Estados Unidos. Esses dois ativos, normalmente, seguem na direção contrária do ouro.
O metal precioso tem sido "tão notável quanto implacável, tornando-se minha maior surpresa de mercado em 2024", disse David Scutt, analista do banco de câmbio StoneX, em relatório. "O jogo do ouro parece ter mudado", afirmou.
No dia, o ouro à vista fechou em alta de 0,6%, a US$ 2.623,12 a onça troy (31,1g) em Nova York. O valor é ligeiramente abaixo do recorde de US$ 2.790, alcançado em outubro.
Para 2025, os investidores estão concentrados na incerteza em torno da política monetária dos EUA, nos possíveis atritos decorrentes do governo Trump e nos esforços da China para reativar o crescimento da sua economia.
La Nación Argentina O Globo Brasil El Mercurio Chile
El Tiempo Colombia La Nación Costa Rica La Prensa Gráfica El Salvador
El Universal México El Comercio Perú El Nuevo Dia Puerto Rico
Listin Diario República
Dominicana
El País Uruguay El Nacional Venezuela