Ouro encerra 2024 com maior valorização em 14 anos
O ouro encerrou 2024 com a maior valorização em 14 anos, de 28%, impulsionado pelo afrouxamento ...
O ouro encerrou 2024 com a maior valorização em 14 anos, de 28%, impulsionado pelo afrouxamento monetário nos Estados Unidos, riscos geopolíticos persistentes e uma onda de compras do metal precioso por bancos centrais. Em 2010, a alta foi de 32%.
Embora a cotação do metal tenha recuado desde a vitória de Donald Trump nas eleições presidenciais dos EUA em novembro, seus ganhos ao longo do ano ainda superam a maioria dos das outras commodities.
Os fortes ganhos do ouro neste ano, no qual o metal registrou uma sucessão de recordes, podem sinalizar uma possível mudança na dinâmica do mercado, já que essa valorização ocorreu mesmo com um dólar mais forte e o aumento do rendimento dos títulos do Tesouro dos Estados Unidos. Esses dois ativos, normalmente, seguem na direção contrária do ouro.
O metal precioso tem sido "tão notável quanto implacável, tornando-se minha maior surpresa de mercado em 2024", disse David Scutt, analista do banco de câmbio StoneX, em relatório. "O jogo do ouro parece ter mudado", afirmou.
No dia, o ouro à vista fechou em alta de 0,6%, a US$ 2.623,12 a onça troy (31,1g) em Nova York. O valor é ligeiramente abaixo do recorde de US$ 2.790, alcançado em outubro.
Para 2025, os investidores estão concentrados na incerteza em torno da política monetária dos EUA, nos possíveis atritos decorrentes do governo Trump e nos esforços da China para reativar o crescimento da sua economia.