Nostalgia para a geração z: nestlé relança chocolate surpresa
A Nestlé anunciou o retorno do chocolate Surpresa, um sucesso dos anos 1980 e 1990 que ...
A Nestlé anunciou o retorno do chocolate Surpresa, um sucesso dos anos 1980 e 1990 que deixou de ser fabricado em 2003. Só que agora as fichas descritivas com fotos de animais serão cards em formato virtual. Não é o único ícone do século passado a voltar: a Kibon trouxe de volta os "palitos premiados" nos picolés.
Foi a forma encontrada pela Nestlé para se aproximar da Geração Z, dos nascidos entre 1994 e 2012. Segundo a empresa, o retorno do chocolate, que chega às prateleiras dos mercados ainda este mês, era um pedido de milhares de consumidores nas redes sociais.
A nova versão do Surpresa é produzida com cacau sustentável proveniente do Nestlé Cocoa Plan (NCP), programa de sustentabilidade da empresa especialmente desenvolvido para a cadeia de cacau. São três versões de embalagens ilustradas com animais da Mata Atlântica, da Floresta Amazônica e do Cerrado. E, claro, continuam os animais em alto relevo no chocolate: 15 espécies típicas da fauna brasileira.
O acesso aos cards será feito por meio de um QR Code impresso na embalagem, que leva o consumidor diretamente a um ambiente on-line. Lá ele visualizará três espécies da fauna nacional em realidade aumentada " onça-pintada, tucano e lobo-guará.
Os consumidores podem também armazenar o animal como personagem em um novo jogo da Roblox, que acompanha o lançamento do Surpresa. O Mundo Surpresa, que é totalmente gratuito, se passa em uma fazenda e tem como tema central a produção sustentável de cacau.
O game combina elementos de simulação e aventura através de quatro pilares principais: "plantar e cultivar"; "preservar a natureza"; "colecionar itens e animais companions"; e "aprender e educar". Todo o design foi inspirado em uma fazenda do NCP.
Os jogadores acumulam pontos para ganhar cards, que trazem informações sobre os animais símbolos do Surpresa e o bioma ao qual pertencem. Os animais ganham forma de companions (companheiros) do jogador e ajudam a cumprir missões do game.
No último dia 15, a Kibon relançou o palito premiado. O consumidor ganha outro picolé se encontrar um palito com a mensagem "vale 01 Fruttare". Ao todo, serão distribuídos 100 mil palitos premiados entre os cinco sabores da linha (coco, abacaxi, morango, uva e limão).
Mas a Nestlé também anunciou o encerramento das operações das lojas KitKat Chocolatory no Brasil, após cinco anos de funcionamento. Elas tinham sabores exclusivos da marca, como churros, banana, coco, goiaba, caju, algodão-doce e panetone.
Hoje há quatro lojas no país, três em São Paulo e uma no Rio de Janeiro. (Ana Flávia Pilar)