Lunes, 27 de Enero de 2025

Imóveis no rio caem nas graças dos investidores

BrasilO Globo, Brasil 26 de enero de 2025

Uma pesquisa feita pela Loft e pela Offer- wise, divulgada no ano passado, mostrava que a ...

Uma pesquisa feita pela Loft e pela Offer- wise, divulgada no ano passado, mostrava que a compra de um imóvel para investir está na mira de boa parte dos brasileiros: 29% dos entrevistados, em todas as regiões do país, apostam no mercado imobiliário como uma boa forma de investimento. A maioria deles tem de 25 a 34 anos, ensino superior completo, é casada e integrante das classes A e B.
O percentual de interessados em investir em imóveis, segundo o levantamento, supera até o de indivíduos que planejam comprar a casa própria: 27% dos entrevistados. Outra constatação do levantamento é que o maior número de investidores está nos grandes centros urbanos, que têm mercados mais dinâmicos e mais oferta de serviços e infraestrutura.
Talvez esteja aí a explicação para o sucesso de alguns empreendimentos no mercado carioca, que tem opções para todos os bolsos. Os residenciais de alto padrão e de luxo, especialmente na Barra da Tijuca e em bairros da Zona Sul, como Ipanema, Leblon e Copacabana, atraem cada vez mais estrangeiros, enquanto os imóveis destinados à locação de curta temporada são mais desejados por investidores brasileiros, devido ao aumento do fluxo de turistas e das plataformas de aluguel short stay.
POTENCIAL DE RETORNO
O sócio da RJDI Desenvolvedora, Jomar Monnerat, avalia que há um interesse crescente de estrangeiros por imóveis no Rio, devido à valorização e ao potencial de retorno. A incorporadora já lançou um empreendimento com foco em investidores, o Soul Rio 5 de Julho, e colocará no mercado ainda neste ano mais 200 unidades destinadas majoritariamente a esse público, em bairro da Zona Sul.
Segundo Monnerat, as faixas etárias dos investidores são bem variadas: desde jovens profissionais que querem aumentar o patrimônio até investidores mais experientes que procuram imóveis seguros e de alta rentabilidade. Em geral, são pessoas com alto poder aquisitivo, que buscam qualidade de vida, luxo e exclusividade.
" Muitos deles estão interessados em imóveis para curta temporada, aproveitando a demanda constante de turistas e visitantes, ou desejam usar os imóveis em determinados períodos do ano " afirma.
O CEO da Aros Inc., Ricardo Affonseca, destaca outro chamariz para investidores: os apartamentos compactos. Entre 30% e 50% dos clientes da empresa nos lançamentos com esse perfil são pessoas de fora do Rio que querem unir o útil ao agradável: alugar por temporada e ter um cantinho na cidade para chamar de seu. O Stay Ludolf, com 58 unidades a partir de R$ 3,5 milhões, no Leblon, é um megassucesso de vendas.
" Temos mais três projetos em desenvolvimento com o mesmo perfil, todos na Zona Sul. O boom dos compactos está relacionado ao fato de o novo texto do Plano Diretor permitir esse tipo de produto, aumentando o tíquete e a liquidez dos imóveis.
O mesmo fenômeno foi percebido pela RJZ Cyrela, responsável por um dos campeões de vendas da temporada: o Gate by Yoo, no Centro, teve seus 579 estúdios esgotados em três dias, 90% deles adquiridos como investimento. Um dos atrativos é a localização ao lado do Aeroporto Santos Dumont. A incorporadora já desenvolve outros projetos do gênero.
" Localização estratégica para lazer e negócios, vista privilegiada e a oferta de um amplo cardápio de serviços pay-per-use para os locatários são diferenciais fortes " afirma o diretor de Incorporação da RJZ Cyrela, Carlos Bandeira de Melo.
La Nación Argentina O Globo Brasil El Mercurio Chile
El Tiempo Colombia La Nación Costa Rica La Prensa Gráfica El Salvador
El Universal México El Comercio Perú El Nuevo Dia Puerto Rico
Listin Diario República
Dominicana
El País Uruguay El Nacional Venezuela