Petroleiras já esperam alta da gasolina nas bombas
As empresas de petróleo e gás dos EUA estão se preparando para a possibilidade de Donald ...
As empresas de petróleo e gás dos EUA estão se preparando para a possibilidade de Donald Trump aumentar os preços na bomba ao impor tarifas de 25% sobre os produtos do Canadá e do México. Os EUA são o maior produtor de petróleo do mundo, mas as refinarias do país são projetadas para transformar uma mistura de diferentes tipos de petróleo em combustíveis como gasolina e diesel.
Aproximadamente 60% do petróleo bruto que os EUA importam vêm do Canadá, que terá sobretaxa de 10%, e cerca de 7% vêm do México. Muitas refinarias são configuradas para usar essas importações específicas e não podem mudar facilmente para petróleo de outros lugares.
Os analistas não têm certeza de como as tarifas de Trump podem afetar o mercado de petróleo " e quem arcará com as despesas. Os custos podem não ser significativos se as tarifas forem aplicadas apenas temporariamente, ou se o governo facilitar para as refinarias a obtenção de isenções para continuar comprando petróleo bruto canadense ou mexicano sem pagar mais. A exceção na medida anunciada ontem é para produtos de energia do Canadá, que terão alíquota de 10%. Isso pode abarcar não só petróleo como gás natural, energia elétrica e urânio.
O setor de petróleo e gás foi um dos maiores apoiadores de Trump na eleição de 2024, doando mais de US$ 75 milhões para sua campanha. O presidente prometeu ajudar o setor afrouxando regulamentações e prometeu reduzir o custo da energia ao consumidor.