Tragédia do ninho do urubu completa seis anos
O Flamengo prestará homenagens aos dez jovens mortos no incêndio no Ninho do Urubu, tragédia que ...
O Flamengo prestará homenagens aos dez jovens mortos no incêndio no Ninho do Urubu, tragédia que completa seis anos hoje. O clube fará ações no clássico contra o Fluminense, entrando em campo com um patch especial na camisa, exibindo a mensagem "Nossos 10!". Os torcedores também participarão do tributo com uma exibição no telão do estádio. Pela manhã, será realizado um culto ecumênico no Ninho do Urubu para familiares, funcionários e diretoria.
Além das dez vítimas fatais, outros 16 jovens estavam nos contêineres, utilizados como dormitório, quando o fogo começou a se espalhar. Os sobreviventes precisaram deixar o trauma para trás e retomar os esforços por uma oportunidade de manter vivo o sonho de ser jogador de futebol.
Apenas três deles seguem no rubro-negro. O goleiro Dyogo Lucas, de 21 anos, e o volante Rayan Lucas, de 20 anos, participaram das quatro primeiras partidas de 2025, todas pelo Carioca, com a equipe alternativa. Já Jhonata Cruz Ventura, teve 30% do corpo queimado na tragédia e precisou mudar de rota.
O ex-zagueiro até tentou retomar a carreira, chegando inclusive a assinar o primeiro contrato como profissional com o Flamengo, em 2020. Mas as sequelas o impediram de atuar em alto rendimento, e a escolha foi por pendurar as chuteiras " há dois anos " para compor a equipe de scout da base, responsável pela contratação de promessas e pela captação de informações dos atletas que fazem a transição para o profissional.
Dos que deixaram o clube, um em especial parece ter se encontrado em 2025. O meia-atacante Felipe Cardoso pertence ao Santa Cruz, mas está emprestado ao Atlético-BA. Ele tem se destacado no início pelo novo clube: marcou três gols e deu uma assistência nas seis partidas que já disputou.
Caíke Silva (Barra-SC), Cauan Gomes (Maranguape-CE), Filipe Chrysman (Araruama), Kayque Soares (Khorfakkan-EAU), Jean Sales (Santa Clara B-POR), Kennyd (Nova Iguaçu), Pablo Ruan (Londrina), Samuel Costa (Azuriz), Wendel (sub-20 do Goiás), Gabriel de Castro (futebol amador) e Naydjel Callebe (migrou para o futsal) ainda estão em atividade. João Vitor Gasparin se aposentou.