Sábado, 08 de Febrero de 2025

Tragédia do ninho do urubu completa seis anos

BrasilO Globo, Brasil 8 de febrero de 2025

O Flamengo prestará homenagens aos dez jovens mortos no incêndio no Ninho do Urubu, tragédia que ...

O Flamengo prestará homenagens aos dez jovens mortos no incêndio no Ninho do Urubu, tragédia que completa seis anos hoje. O clube fará ações no clássico contra o Fluminense, entrando em campo com um patch especial na camisa, exibindo a mensagem "Nossos 10!". Os torcedores também participarão do tributo com uma exibição no telão do estádio. Pela manhã, será realizado um culto ecumênico no Ninho do Urubu para familiares, funcionários e diretoria.
Além das dez vítimas fatais, outros 16 jovens estavam nos contêineres, utilizados como dormitório, quando o fogo começou a se espalhar. Os sobreviventes precisaram deixar o trauma para trás e retomar os esforços por uma oportunidade de manter vivo o sonho de ser jogador de futebol.
Apenas três deles seguem no rubro-negro. O goleiro Dyogo Lucas, de 21 anos, e o volante Rayan Lucas, de 20 anos, participaram das quatro primeiras partidas de 2025, todas pelo Carioca, com a equipe alternativa. Já Jhonata Cruz Ventura, teve 30% do corpo queimado na tragédia e precisou mudar de rota.
O ex-zagueiro até tentou retomar a carreira, chegando inclusive a assinar o primeiro contrato como profissional com o Flamengo, em 2020. Mas as sequelas o impediram de atuar em alto rendimento, e a escolha foi por pendurar as chuteiras " há dois anos " para compor a equipe de scout da base, responsável pela contratação de promessas e pela captação de informações dos atletas que fazem a transição para o profissional.
Dos que deixaram o clube, um em especial parece ter se encontrado em 2025. O meia-atacante Felipe Cardoso pertence ao Santa Cruz, mas está emprestado ao Atlético-BA. Ele tem se destacado no início pelo novo clube: marcou três gols e deu uma assistência nas seis partidas que já disputou.
Caíke Silva (Barra-SC), Cauan Gomes (Maranguape-CE), Filipe Chrysman (Araruama), Kayque Soares (Khorfakkan-EAU), Jean Sales (Santa Clara B-POR), Kennyd (Nova Iguaçu), Pablo Ruan (Londrina), Samuel Costa (Azuriz), Wendel (sub-20 do Goiás), Gabriel de Castro (futebol amador) e Naydjel Callebe (migrou para o futsal) ainda estão em atividade. João Vitor Gasparin se aposentou.
La Nación Argentina O Globo Brasil El Mercurio Chile
El Tiempo Colombia La Nación Costa Rica La Prensa Gráfica El Salvador
El Universal México El Comercio Perú El Nuevo Dia Puerto Rico
Listin Diario República
Dominicana
El País Uruguay El Nacional Venezuela