Miércoles, 12 de Febrero de 2025

Projeto world, de leitura da íris, vai suspender coleta no brasil

BrasilO Globo, Brasil 12 de febrero de 2025

O World, projeto que registra a íris humana para criar uma identidade digital, vai ...

O World, projeto que registra a íris humana para criar uma identidade digital, vai suspender o processo de verificação no Brasil de forma temporária. A decisão foi anunciada ontem, após a Autoridade Nacional de Proteção de Dados (ANPD) manter a proibição de pagamentos em troca da verificação.
Com operação feita pela empresa Tools for Humanity (TFH), o World foi lançada no Brasil em novembro de 2024. O objetivo da iniciativa é criar uma identidade global que diferencie humanos de inteligências artificiais.
O processo de verificação dos usuários ocorre por meio de um dispositivo chamado Orb (uma pequena esfera prateada), que escaneia a íris dos olhos e gera, a partir da imagem, um código criptografado único. Em troca, a empresa vinha oferecendo o pagamento em criptoativos.
No fim de janeiro, depois de 400 mil brasileiros escanearem suas íris, a ANPD proibiu o projeto de realizar pagamentos em troca da verificação, alegando que a compensação financeira comprometia a livre manifestação de vontade dos usuários. Dias depois, a proibição foi suspensa para análise de recurso da TFH. Nesse período, a empresa seguiu com os pagamentos e os registros no país.
Agora, o Conselho Diretor da ANPD negou o recurso apresentado pela TFH e manteve a suspensão de pagamentos, como publicado no Diário Oficial da União de ontem. A autarquia também negou o pedido do projeto para ter um prazo de 45 dias para implementar mudanças no aplicativo e determinou a adoção imediata das medidas.
Em troca do registro da íris, a World oferecia a cada usuário 20 unidades do criptoativo do projeto, chamado de Worldcoin (WLD). Além disso, o usuários poderia resgatar mais 28 tokens ao longo de um ano, o que totalizava 48 tokens pelo escaneamento dos olhos. O valor da recompensa varia conforme cotação da WLD. Semanas atrás, estava em cerca de R$ 600.
pontos seguirão abertos
Em nota, a TFH informou que irá cumprir a determinação. "Para permitir que a World conclua as mudanças em coordenação com a ANPD e garanta conformidade durante esse processo, estamos voluntariamente e temporariamente pausando o serviço de verificações", afirmou a empresa, em nota.
O projeto começou operando apenas em São Paulo, mas tinha planos para expandir os registros para mais cidades brasileiras. Com a decisão da ANPD, os mais de 50 pontos de verificação na capital paulista vão seguir abertos, mas sem realizar o cadastro.
La Nación Argentina O Globo Brasil El Mercurio Chile
El Tiempo Colombia La Nación Costa Rica La Prensa Gráfica El Salvador
El Universal México El Comercio Perú El Nuevo Dia Puerto Rico
Listin Diario República
Dominicana
El País Uruguay El Nacional Venezuela