Miércoles, 30 de Abril de 2025

Dona do bob’s adquire fatia da operadora do pizza hut

BrasilO Globo, Brasil 18 de marzo de 2025

O hambúrguer ganhou a companhia da batata e do frango assado. A controladora da rede Bob’s, a ...

O hambúrguer ganhou a companhia da batata e do frango assado. A controladora da rede Bob’s, a BFFC, comprou uma fatia da IMC, master franqueadora das redes KFC e Pizza Hut no Brasil, além de dona das marcas Batata Inglesa e Frango Assado. A empresa informou ontem que a BFFC agora detém 5,52% de seu capital, por meio da compra de ações negociadas na Bolsa de Valores de São Paulo, a B3.
Agora, a BFFC tem, ao todo, 15,870 milhões de ações ordinárias (ON, com direito a voto) da IMC. A companhia frisou que "não há uma quantidade específica de ações da companhia visada pela BFFC, suas empresas controladas, controladora ou sócios." A fatia é avaliada em cerca de R$ 18 milhões, com base no valor dos papéis no mercado.
Assim, a BFFC se torna a terceira maior acionista da IMC, atrás apenas da UV Gestora de Ativos, que detém 34,9% dos papéis, e da família Martins, com 9,1%. A Yum! Brands, dona das marcas Pizza Hut e KFC no exterior, tem 1,4% das ações.
Segundo comunicado da IMC, o apetite da BFFC é "estritamente de investimento, sem a intenção de alterar a composição do controle ou da estrutura administrativa da companhia."
Além do Bob’s, a BFFC também controla a rede de iogurtes Yoggi.
Busca de sinergias
Na avaliação de analistas, o movimento indica que, no futuro, as duas companhias podem estreitar os laços em um momento de consolidação no setor. Recentemente, a Vinci Partners comprou 67% da operação da Bloomin’ Brands no Brasil, que controla as marcas Outback, Abbraccio e Aussie Grill. A transação foi avaliada em R$ 1,4 bilhão.
Além disso, o fundo árabe Mubadala assumiu as operações da Starbucks e da Subway no Brasil, por meio da Zamp, com planos de expansão das redes, após a antiga operadora das marcas, a SouthRock Capital, ter entrado com pedido de recuperação judicial. A Zamp controla ainda as franquias do Burger King e do Popeyes no Brasil, com mais de 1.028 lojas no país.
" É um sinal claro de que há uma busca por sinergias. Os grupos estão se organizando para ganhar escala e reduzir custos. Além disso, conquistam mais poder de negociação com fornecedores e em shoppings, onde está o principal foco de crescimento " diz Amauri Soares Almeida, consultor de varejo especializado em alimentação.
No mês passado, a Zamp concluiu o processo de escolha de seu novo CEO, contratando Pedro Souza Zemel, ex-executivo do Grupo SBF, dono da Centauro. (Bruno Rosa)
La Nación Argentina O Globo Brasil El Mercurio Chile
El Tiempo Colombia La Nación Costa Rica La Prensa Gráfica El Salvador
El Universal México El Comercio Perú El Nuevo Dia Puerto Rico
Listin Diario República
Dominicana
El País Uruguay El Nacional Venezuela