Fla busca se equilibrar entre intensidade e lesões
A facilidade com que o Flamengo superou seus adversários no Campeonato Carioca não evitou ...
A facilidade com que o Flamengo superou seus adversários no Campeonato Carioca não evitou que muitos dos seus principais jogadores sofressem com problemas físicos durante o começo do ano. Com as mudanças de diretoria e de metodologia diante das trocas no departamento de futebol, incluindo o setor de saúde e performance, mudou também a filosofia em relação às lesões.
A partir do diagnóstico de que o clube era um dos que mais tinham atletas lesionados nos últimos anos, a nova direção estabeleceu alguns critérios para que o elenco performasse durante todo o ano.
A premissa é que o time de Filipe Luís vai ser escalado e rodado para manter a intensidade vista neste começo de 2025. E que atletas que atendam a essa demanda terão mais presença em campo.
Dessa forma, muitos dos talentos do Flamengo foram preservados de alguns jogos, para que se adaptem ao novo ritmo de jogo, de pressão alta e mais exigência física.
O departamento médico realizou testes e constatou que os atletas não estavam acostumados a esse ritmo, sobretudo nomes como Arrascaeta e De La Cruz, dois dos mais preservados.
Mesmo os que são tidos como mais físicos, como Bruno Henrique, Cebolinha e Michael, sofreram com problemas musculares, que atingiram também os veteranos Alex Sandro e Danilo.
A filosofia de controle de carga exige minutagem mínima de acordo com a característica do jogador. Ela foi aplicada no Estadual e vai valer para o Brasileirão.
A expectativa é que, entre junho e agosto, a partir do Mundial de Clubes, os atletas estejam em melhores condições do que nos últimos anos, quando alguns se lesionavam neste período.
Dentro da nova política da diretoria, alinhada com os profissionais de saúde, os atletas serão submetidos à intensidade máxima quando estiverem 100%.
Em caso de lesões, os jogadores serão recuperados com paciência e só retornarão quando puderem ser novamente submetidos ao mais alto nível de exigência.
(Por Diogo Dantas)