Miércoles, 30 de Abril de 2025

Velhos hotéis cedem lugar a modernos residenciais

BrasilO Globo, Brasil 23 de marzo de 2025

Um dos principais destinos turísticos do Brasil, o Rio de Janeiro tem experimentado nos ...

Um dos principais destinos turísticos do Brasil, o Rio de Janeiro tem experimentado nos últimos anos uma significativa transformação em seu parque hoteleiro. A lei aprovada em 2021 que alterou o Plano Diretor da cidade flexibilizou as regras para transformar imóveis hoteleiros em residenciais, especialmente em regiões que concentram mais unidades: Copacabana, Ipanema e Centro.
A nova legislação permite transformar os prédios hoteleiros em residenciais multifamiliares e, em determinados casos, reduz ou isenta as contrapartidas pelas mudanças de uso. No entanto, exige a preservação das características arquitetônicas originais das fachadas, especialmente em construções com valor histórico, e a adequação às normas de habitabilidade residencial, como metragem mínima das unidades e infraestrutura.
O novo Plano Diretor ajudou, de certa forma, a mitigar a crise no setor hoteleiro. Passado o ciclo olímpico, quando a cidade chegou a ter 60 mil quartos em hotéis, e com o esvaziamento provocado pela pandemia, o segmento passou a enfrentar dificuldades financeiras, com baixa ocupação e alto custo de manutenção.
E foi aí que as incorporadoras entraram em ação. Bairros tradicionais, como a badalada Copacabana, vivem nova valorização com o lançamento de empreendimentos com unidades compactas, a maioria estúdios de um quarto, que caem como uma luva para o mercado investidor. De quebra, ao aproveitar instalações hoteleiras, muitos prédios já nascem com academia, piscina e amplas áreas comuns.
A soma de todos esses fatores resultou na revitalização do icônico Hotel Glória, rebatizado de Glória Residencial Rio de Janeiro, fruto de uma parceria do Opportunity FII com a Sig Engenharia. Ainda há unidades à venda, inclusive algumas de quatro quartos. O projeto ganhou o Prêmio Ademi-Rio 2022 na categoria Retrofit.
" Estamos sempre de olho em oportunidades, pois hotéis sem uso podem ser revitalizados e transformados em residenciais que vão atender a determinadas demandas " diz o gestor do Opportunity, Marcelo Naidich, destacando ainda o sucesso do Casa Mauá, no Centro, retrofit do antigo Hotel São Francisco. Primeiro empreendimento do Reviver Centro 2 pronto para morar, teve 95% das 223 unidades comercializadas em apenas seis horas do lançamento, em 2023.
Oportunidades não faltam, mas é preciso saber se as contas fecham. A observação é de Eduardo Cruz, sócio da Itten Incorporadora, que comprou o tradicional Hotel Praia Linda, na Barra da Tijuca, e o transformou no Praia Residencial Mar, na Avenida do Pepê. Só há duas unidades ainda disponíveis.
" Não é fácil conseguir um hotel com as condições exigidas para se tornar um residencial. O proprietário, na verdade, está vendendo um terreno com potencial para construção, e o comprador vai pagar pelo terreno e decidir se faz retrofit ou derruba e constrói do zero. Mas, muitas vezes, há um valor afetivo que não pode ser calculado, e o negócio acaba emperrando " afirma Cruz.
O Ipa Studios Design, em Ipanema, é outra estrela dessa leva de hotéis que viraram residência e tem uma história bem diferente de seus "primos" Glória e Praia. Quando o antigo Hotel Everest foi adquirido pela Sig, já estava fechado, o que causava preocupação aos moradores do bairro, que temiam por sua deterioração. Agora, de cara nova, tem 190 apartamentos, alguns ainda disponíveis.
" Nesse caso, o maior benefício foi a revitalização. Imóveis fechados e sem uso são ruins para a cidade, pois a imagem de abandono gera insegurança e desvaloriza a região. A ressignificação e os novos usos valorizam não só os antigos imóveis como também todo o seu entorno " avalia a gerente de Incorporação da Sig, Thelma Muniz.
La Nación Argentina O Globo Brasil El Mercurio Chile
El Tiempo Colombia La Nación Costa Rica La Prensa Gráfica El Salvador
El Universal México El Comercio Perú El Nuevo Dia Puerto Rico
Listin Diario República
Dominicana
El País Uruguay El Nacional Venezuela