Jueves, 26 de Marzo de 2026

Mpf abre investigação prévia sobre brb/master

BrasilO Globo, Brasil 9 de abril de 2025

O Ministério Público Federal (MPF) do Distrito Federal abriu ao menos duas análises ...

O Ministério Público Federal (MPF) do Distrito Federal abriu ao menos duas análises preliminares para apurar a compra do Banco Master pelo BRB, operação anunciada no fim de março. As apurações ocorrem em duas frentes: uma voltada a analisar a atuação do Banco Central (BC), e outra apura eventual crime contra o sistema financeiro nacional.
Procurado, o BC disse que "não comenta processos perante órgãos de controle". O Banco Master não se manifestou até o fechamento desta edição. Além do BC, o Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade) precisa analisar a operação.
O BRB informa que está à disposição para prestar os esclarecimentos considerando, sempre, os melhores princípios de governança e prezando pela transparência.
A venda já estava sendo analisada pelo Ministério Público do Distrito Federal e Territórios (MPDFT) e o Tribunal de Contas do DF " já que o BRB é instituição pública de Brasília.
Embora o BC deseje solução rápida para o Master, a venda do banco passa pela avaliação de ativos como precatórios, direitos creditórios e participação em empresas, que são de difícil precificação.
Para analistas, o BC chamou grandes bancos, como Itaú, Bradesco e Santander, além de Inter e Safra, para ajudar a avaliar esses ativos e chegar a um valor com mais critério. Na prática, embora o BRB tenha anunciado a compra do Master, atualmente há outras alternativas na mesa.
Para um analista, o Master tem em sua carteira ativos que não são "triviais". O BRB já fez a proposta pelos ativos mais líquidos, como consignado, banco digital e câmbio, e ofereceu R$ 2 bilhões.
A questão, diz uma fonte que acompanha as conversas, é encontrar o valor e um comprador para os ativos que o BRB deixou de fora e que somariam R$ 23 bilhões. O BTG, que já vinha avaliando os números do Master antes do negócio com o BRB, poderia ficar com parte desses ativos ou a totalidade. Mas os demais bancos também podem ficar com parte, se tiverem interesse, fatiando a venda. Outra vertente é o impacto que os ativos que o BRB comprou teriam sobre o banco público.
La Nación Argentina O Globo Brasil El Mercurio Chile
El Tiempo Colombia La Nación Costa Rica La Prensa Gráfica El Salvador
El Universal México El Comercio Perú El Nuevo Dia Puerto Rico
Listin Diario República
Dominicana
El País Uruguay El Nacional Venezuela