Apple avalia mudança em buscas; ação do google desaba
A Apple está "avaliando ativamente" reformular o navegador Safari em seus dispositivos para ...
A Apple está "avaliando ativamente" reformular o navegador Safari em seus dispositivos para incluir buscas com inteligência artificial (IA). Eddy Cue, vice-presidente sênior de serviços da Apple, fez a revelação ontem durante seu depoimento no processo do Departamento de Justiça dos EUA contra a Alphabet, dona do Google. A possível mudança foi interpretada pelo mercado como um risco potencial ao acordo estimado em US$ 20 bilhões por ano que tornou o Google a opção padrão de busca no navegador da Apple.
Cue afirmou que provedores de busca com inteligência artificial, como OpenAI, Perplexity AI e Anthropic, deverão substituir os motores de busca tradicionais como o Google no futuro.
O executivo disse que a Apple deverá adicionar provedores de busca com IA no Safari provavelmente como opções, mas as declarações foram suficientes para derrubar as ações da Alphabet, que caíram 7,2%.
" Nós vamos adicioná-los à lista. Provavelmente não serão a opção padrão " afirmou Cue, acrescentando que as ferramentas com IA ainda precisam melhorar e que o Google deve continuar sendo a opção padrão no Safari, pois "continua sendo o que oferece as melhores condições financeiras para a Apple".
Por outro lado, o executivo afirmou que a tecnologia está evoluindo tão rapidamente que as pessoas podem nem mesmo usar os mesmos dispositivos nos próximos anos.
"Talvez você nem precise de um iPhone daqui a 10 anos, por mais absurdo que isso pareça. A única forma de haver competição real é quando há mudanças tecnológicas. Mudanças tecnológicas criam essas oportunidades. A IA é uma nova mudança e está abrindo espaço para novos concorrentes " afirmou.
Cue disse especificamente que a Apple já teve algumas conversas com a Perplexity.
" Antes da IA, minha percepção era de que nenhuma das alternativas era válida. Acho que hoje há muito mais potencial, porque novos participantes estão abordando o problema de forma diferente " afirmou.
A declaração acontece enquanto o governo americano investiga a parceria de longa data entre Apple e Alphabet. Um juiz decidiu em agosto de 2024 que o Google agiu como monopolista nos serviços gerais de busca e na publicidade de texto em geral. Uma possível medida corretiva poderia impedir os acordos de exclusividade que fizeram do Google o mecanismo de busca padrão em diversos dispositivos, incluindo os da Apple.
ChatGPT X GOOGLE
Atualmente, a Apple oferece o ChatGPT, da OpenAI, como opção integrada à Siri e deve adicionar o Gemini (buscador do Google com IA integrada) ainda este ano. Cue disse que a Apple também considerou concorrentes como Anthropic, Perplexity, DeepSeek e Grok. Segundo ele, o acordo com a OpenAI permite à Apple incluir outros provedores de IA no seu sistema operacional " inclusive os próprios.
Cue revelou que antes de o ChatGPT ser escolhido houve uma "disputa", mas o Google exigiu cláusulas "que a Apple não aceitou e que não estavam na proposta da OpenAI".