Sábado, 10 de Mayo de 2025

Apple avalia mudança em buscas; ação do google desaba

BrasilO Globo, Brasil 8 de mayo de 2025

A Apple está "avaliando ativamente" reformular o navegador Safari em seus dispositivos para ...

A Apple está "avaliando ativamente" reformular o navegador Safari em seus dispositivos para incluir buscas com inteligência artificial (IA). Eddy Cue, vice-presidente sênior de serviços da Apple, fez a revelação ontem durante seu depoimento no processo do Departamento de Justiça dos EUA contra a Alphabet, dona do Google. A possível mudança foi interpretada pelo mercado como um risco potencial ao acordo estimado em US$ 20 bilhões por ano que tornou o Google a opção padrão de busca no navegador da Apple.
Cue afirmou que provedores de busca com inteligência artificial, como OpenAI, Perplexity AI e Anthropic, deverão substituir os motores de busca tradicionais como o Google no futuro.
O executivo disse que a Apple deverá adicionar provedores de busca com IA no Safari provavelmente como opções, mas as declarações foram suficientes para derrubar as ações da Alphabet, que caíram 7,2%.
" Nós vamos adicioná-los à lista. Provavelmente não serão a opção padrão " afirmou Cue, acrescentando que as ferramentas com IA ainda precisam melhorar e que o Google deve continuar sendo a opção padrão no Safari, pois "continua sendo o que oferece as melhores condições financeiras para a Apple".
Por outro lado, o executivo afirmou que a tecnologia está evoluindo tão rapidamente que as pessoas podem nem mesmo usar os mesmos dispositivos nos próximos anos.
"Talvez você nem precise de um iPhone daqui a 10 anos, por mais absurdo que isso pareça. A única forma de haver competição real é quando há mudanças tecnológicas. Mudanças tecnológicas criam essas oportunidades. A IA é uma nova mudança e está abrindo espaço para novos concorrentes " afirmou.
Cue disse especificamente que a Apple já teve algumas conversas com a Perplexity.
" Antes da IA, minha percepção era de que nenhuma das alternativas era válida. Acho que hoje há muito mais potencial, porque novos participantes estão abordando o problema de forma diferente " afirmou.
A declaração acontece enquanto o governo americano investiga a parceria de longa data entre Apple e Alphabet. Um juiz decidiu em agosto de 2024 que o Google agiu como monopolista nos serviços gerais de busca e na publicidade de texto em geral. Uma possível medida corretiva poderia impedir os acordos de exclusividade que fizeram do Google o mecanismo de busca padrão em diversos dispositivos, incluindo os da Apple.
ChatGPT X GOOGLE
Atualmente, a Apple oferece o ChatGPT, da OpenAI, como opção integrada à Siri e deve adicionar o Gemini (buscador do Google com IA integrada) ainda este ano. Cue disse que a Apple também considerou concorrentes como Anthropic, Perplexity, DeepSeek e Grok. Segundo ele, o acordo com a OpenAI permite à Apple incluir outros provedores de IA no seu sistema operacional " inclusive os próprios.
Cue revelou que antes de o ChatGPT ser escolhido houve uma "disputa", mas o Google exigiu cláusulas "que a Apple não aceitou e que não estavam na proposta da OpenAI".
La Nación Argentina O Globo Brasil El Mercurio Chile
El Tiempo Colombia La Nación Costa Rica La Prensa Gráfica El Salvador
El Universal México El Comercio Perú El Nuevo Dia Puerto Rico
Listin Diario República
Dominicana
El País Uruguay El Nacional Venezuela