Após prejuízo, correios anunciam que cortarão gastos com pessoal
Os Correios anunciaram ontem aos empregados que adotarão um pacote de medidas para reduzir ...
Os Correios anunciaram ontem aos empregados que adotarão um pacote de medidas para reduzir despesas com pessoal. Além do corte de gastos com funcionários, a estatal afirmou que adotará ações operacionais e administrativas para melhorar a eficiência e o resultado financeiro. A meta é economizar R$ 1,5 bilhão este ano.
Na sexta-feira, a estatal anunciou que teve prejuízo de R$ 2,6 bilhões em 2024, uma perda mais de três vezes maior do que a registrada em 2023.
Entre as medidas envolvendo o quadro de pessoal estão a prorrogação do prazo de inscrição para o Programa de Desligamento Voluntário (PDV); incentivo à diminuição de jornada de trabalho com redução de salário; suspensão de férias até 2026; novos formatos de planos de saúde; e revisão da estrutura da sede da empresa, com corte de pelo menos 20% no orçamento de funções. O pacote inclui medidas administrativas como a devolução de imóveis alugados e o compartilhamento de unidades.
As despesas com pessoal estão entre os principais problemas dos Correios, que também enfrenta maior concorrência das gigantes estrangeiras do mercado de encomendas e entregas.
Entre outros motivos para o prejuízo bilionário em 2024, a empresa argumenta que houve frustração de receitas por causa do início da cobrança do Imposto de Importação sobre pequenas encomendas, a chamada "taxa das blusinhas", que reduziu de forma significativa o volume de entregas.