Martes, 13 de Mayo de 2025

Summit brazil-usa reúne líderes e ceos em nova york

BrasilO Globo, Brasil 13 de mayo de 2025

O Valor Econômico promove amanhã, em Nova York, a segunda edição do "Summit Brazil-USA". ...

O Valor Econômico promove amanhã, em Nova York, a segunda edição do "Summit Brazil-USA". Com participação de autoridades, especialistas, empresários e CEOs dos dois países, o seminário tem uma pauta abrangente, que destaca temas de impacto para a relação bilateral " comércio, investimentos, ação climática, geopolítica, tecnologia e commodities ", à luz do novo mandato presidencial de Donald Trump.
O evento, que será realizado no The Plaza a partir das 8h, acontece durante a semana "Person of the Year", que ficou conhecida como a "semana do Brasil" na metrópole americana, e terá transmissão ao vivo nas plataformas do GLOBO. Exclusivo para convidados, o summit tem como objetivo explorar as potencialidades de colaboração em negócios entre os países, aprofundar a leitura de contexto e mostrar oportunidades de investimento no Brasil.
O atual momento geopolítico global dá ao evento uma importância ainda maior para a compreensão dos fatores que determinarão o desempenho da corrente comercial entre Brasil e EUA nos próximos meses e anos. Quaisquer que sejam os resultados das negociações em andamento entre Washington e Pequim para evitar um aprofundamento da guerra comercial entre as superpotências, haverá impactos para a economia brasileira.
Os EUA são o segundo maior parceiro comercial do Brasil, atrás da China. A corrente de comércio entre os países alcançou US$ 20 bilhões no primeiro trimestre de 2025, de acordo com a recente edição do Monitor do Comércio Brasil-EUA, publicação trimestral da Amcham Brasil. É o maior valor já registrado para o período, com alta de 6,6% em relação a 2024.
mesas-redondas
No summit, Maurício Claver-Carone, que ocupa a posição de enviado especial do Departamento de Estado para a América Latina, apresentará sua visão estratégica sobre economia, investimentos e relações internacionais dos EUA com a região. Essencial para garantir a confiança e atrair recursos para o país, a "Segurança jurídica para investimentos no Brasil" será analisada por Luís Roberto Barroso, presidente e ministro do Supremo Tribunal Federal (STF).
Para analisar "Os planos do governo brasileiro no novo cenário de comércio internacional", estarão reunidos Dario Durigan, secretário executivo do Ministério da Fazenda; Hugo Motta, presidente da Câmara dos Deputados; e Renan Filho, ministro dos Transportes. Ilan Goldfajn, presidente do BID, vai analisar o papel da iniciativa privada no financiamento da infraestrutura e da transição energética, tema estratégico na agenda global.
Oportunidades de investimentos no Brasil serão apresentadas por governadores, prefeitos e secretários dos estados. Participarão de "Invest in Brazil" os governadores de São Paulo, Tarcísio de Freitas; Rio, Claudio Castro; Santa Catarina, Jorginho Melo; Goiás, Ronaldo Caiado; e Espírito Santo, Renato Casagrande. Também está prevista a participação de Mateus Simões, vice-governador de Minas Gerais, e Ernani Polo, secretário de Desenvolvimento Econômico do Rio Grande do Sul. Rodrigo Goulart, secretário de Desenvolvimento e Trabalho da Prefeitura de São Paulo, e Osmar Carneiro Guimarães de Lima, secretário municipal de Desenvolvimento Econômico da Prefeitura do Rio, integram o grupo que apresentará oportunidades de negócios.
Fabrício Bloisi, CEO da Prosus e Person of the Year 2025, terá uma participação especial para falar sobre sua experiência à frente do iFood, no comando de uma empresa global de tecnologia que atende 2 bilhões de clientes, e oportunidades de negócios.
O painel "Um balanço do novo governo: 100 dias de Trump 2" vai reunir Christopher Garman, diretor executivo para as Américas da Eurasia, consultoria americana especializada em avaliação de riscos, e Ricardo Zúñiga, ex-secretário-adjunto principal do Bureau de Assuntos do Hemisfério Ocidental do Departamento de Estado dos EUA, que cuida de relações bilaterais, comércio, América Latina e geopolítica. Em pauta, a turbulência provocada pelo tarifaço e o cenário de incertezas em relação ao comércio mundial.
O debate sobre "O mercado financeiro e as perspectivas para o Brasil" contará com a participação de Martín Escobari, copresidente e diretor de global growth equity da General Atlantic; Jorge Amato, head de Latam Investment Strategy do Citi; e Alexandre Bettamio, cochefe global de investimentos do Bank of America.
time de jornalistas
A agenda de sustentabilidade global será debatida por Joe Ryan, diretor executivo da Crux Alliance; Luciana Costa, diretora de infraestrutura, transição energética e mudança climática do BNDES; e Christine Egan, CEO da CLASP. Gustavo Werneck, CEO da Gerdau; Gilberto Tomazoni, CEO global da JBS; Abrão Neto, CEO da Amcham; Shannon Kellog, VP da AWS; e Marcelo Martins, CEO da Cosan, irão examinar as "Relações comerciais Brasil-EUA na visão das empresas".
Como moderadores, o evento contará com um time de jornalistas de referência da Editora Globo: Maria Fernanda Delmas, diretora de redação do Valor; Flávia Barbosa, editora executiva do GLOBO e do Extra; os colunistas Lauro Jardim e Vera Magalhães; e Maria Luíza Filgueiras, editora do Pipeline, site de negócios do Valor. Toda a cobertura estará disponível no site do GLOBO e em tempo real. Também será possível acompanhar a repercussão dos principais momentos na CBN e na Globonews.
A segunda edição do "Summit Valor Econômico Brazil-USA" tem patrocínio master da JBS; patrocínio de Cedae, Gerdau, JHSF, Falconi, Cosan, Embratur, Alelo, XP, Prefeitura do Rio de Janeiro e governo do estado do Rio Grande do Sul; apoio de Aegea, Eletromidia, governo do estado de Goiás e Prefeitura de São Paulo. Companhia aérea oficial: Latam. Realização do Valor e parceria estratégica da Amcham.
La Nación Argentina O Globo Brasil El Mercurio Chile
El Tiempo Colombia La Nación Costa Rica La Prensa Gráfica El Salvador
El Universal México El Comercio Perú El Nuevo Dia Puerto Rico
Listin Diario República
Dominicana
El País Uruguay El Nacional Venezuela