Summit brazil-usa reúne líderes e ceos em nova york
O Valor Econômico promove amanhã, em Nova York, a segunda edição do "Summit Brazil-USA". ...
O Valor Econômico promove amanhã, em Nova York, a segunda edição do "Summit Brazil-USA". Com participação de autoridades, especialistas, empresários e CEOs dos dois países, o seminário tem uma pauta abrangente, que destaca temas de impacto para a relação bilateral " comércio, investimentos, ação climática, geopolítica, tecnologia e commodities ", à luz do novo mandato presidencial de Donald Trump.
O evento, que será realizado no The Plaza a partir das 8h, acontece durante a semana "Person of the Year", que ficou conhecida como a "semana do Brasil" na metrópole americana, e terá transmissão ao vivo nas plataformas do GLOBO. Exclusivo para convidados, o summit tem como objetivo explorar as potencialidades de colaboração em negócios entre os países, aprofundar a leitura de contexto e mostrar oportunidades de investimento no Brasil.
O atual momento geopolítico global dá ao evento uma importância ainda maior para a compreensão dos fatores que determinarão o desempenho da corrente comercial entre Brasil e EUA nos próximos meses e anos. Quaisquer que sejam os resultados das negociações em andamento entre Washington e Pequim para evitar um aprofundamento da guerra comercial entre as superpotências, haverá impactos para a economia brasileira.
Os EUA são o segundo maior parceiro comercial do Brasil, atrás da China. A corrente de comércio entre os países alcançou US$ 20 bilhões no primeiro trimestre de 2025, de acordo com a recente edição do Monitor do Comércio Brasil-EUA, publicação trimestral da Amcham Brasil. É o maior valor já registrado para o período, com alta de 6,6% em relação a 2024.
mesas-redondas
No summit, Maurício Claver-Carone, que ocupa a posição de enviado especial do Departamento de Estado para a América Latina, apresentará sua visão estratégica sobre economia, investimentos e relações internacionais dos EUA com a região. Essencial para garantir a confiança e atrair recursos para o país, a "Segurança jurídica para investimentos no Brasil" será analisada por Luís Roberto Barroso, presidente e ministro do Supremo Tribunal Federal (STF).
Para analisar "Os planos do governo brasileiro no novo cenário de comércio internacional", estarão reunidos Dario Durigan, secretário executivo do Ministério da Fazenda; Hugo Motta, presidente da Câmara dos Deputados; e Renan Filho, ministro dos Transportes. Ilan Goldfajn, presidente do BID, vai analisar o papel da iniciativa privada no financiamento da infraestrutura e da transição energética, tema estratégico na agenda global.
Oportunidades de investimentos no Brasil serão apresentadas por governadores, prefeitos e secretários dos estados. Participarão de "Invest in Brazil" os governadores de São Paulo, Tarcísio de Freitas; Rio, Claudio Castro; Santa Catarina, Jorginho Melo; Goiás, Ronaldo Caiado; e Espírito Santo, Renato Casagrande. Também está prevista a participação de Mateus Simões, vice-governador de Minas Gerais, e Ernani Polo, secretário de Desenvolvimento Econômico do Rio Grande do Sul. Rodrigo Goulart, secretário de Desenvolvimento e Trabalho da Prefeitura de São Paulo, e Osmar Carneiro Guimarães de Lima, secretário municipal de Desenvolvimento Econômico da Prefeitura do Rio, integram o grupo que apresentará oportunidades de negócios.
Fabrício Bloisi, CEO da Prosus e Person of the Year 2025, terá uma participação especial para falar sobre sua experiência à frente do iFood, no comando de uma empresa global de tecnologia que atende 2 bilhões de clientes, e oportunidades de negócios.
O painel "Um balanço do novo governo: 100 dias de Trump 2" vai reunir Christopher Garman, diretor executivo para as Américas da Eurasia, consultoria americana especializada em avaliação de riscos, e Ricardo Zúñiga, ex-secretário-adjunto principal do Bureau de Assuntos do Hemisfério Ocidental do Departamento de Estado dos EUA, que cuida de relações bilaterais, comércio, América Latina e geopolítica. Em pauta, a turbulência provocada pelo tarifaço e o cenário de incertezas em relação ao comércio mundial.
O debate sobre "O mercado financeiro e as perspectivas para o Brasil" contará com a participação de Martín Escobari, copresidente e diretor de global growth equity da General Atlantic; Jorge Amato, head de Latam Investment Strategy do Citi; e Alexandre Bettamio, cochefe global de investimentos do Bank of America.
time de jornalistas
A agenda de sustentabilidade global será debatida por Joe Ryan, diretor executivo da Crux Alliance; Luciana Costa, diretora de infraestrutura, transição energética e mudança climática do BNDES; e Christine Egan, CEO da CLASP. Gustavo Werneck, CEO da Gerdau; Gilberto Tomazoni, CEO global da JBS; Abrão Neto, CEO da Amcham; Shannon Kellog, VP da AWS; e Marcelo Martins, CEO da Cosan, irão examinar as "Relações comerciais Brasil-EUA na visão das empresas".
Como moderadores, o evento contará com um time de jornalistas de referência da Editora Globo: Maria Fernanda Delmas, diretora de redação do Valor; Flávia Barbosa, editora executiva do GLOBO e do Extra; os colunistas Lauro Jardim e Vera Magalhães; e Maria Luíza Filgueiras, editora do Pipeline, site de negócios do Valor. Toda a cobertura estará disponível no site do GLOBO e em tempo real. Também será possível acompanhar a repercussão dos principais momentos na CBN e na Globonews.
A segunda edição do "Summit Valor Econômico Brazil-USA" tem patrocínio master da JBS; patrocínio de Cedae, Gerdau, JHSF, Falconi, Cosan, Embratur, Alelo, XP, Prefeitura do Rio de Janeiro e governo do estado do Rio Grande do Sul; apoio de Aegea, Eletromidia, governo do estado de Goiás e Prefeitura de São Paulo. Companhia aérea oficial: Latam. Realização do Valor e parceria estratégica da Amcham.