Domingo, 06 de Julio de 2025

Ana maria braga: ‘meu oncologista sempre diz que a gente deve comer só o que deus fez’

BrasilO Globo, Brasil 5 de julio de 2025

Há um quarto de século ela é bem recebida nos lares brasileiros pela manhã com o seu "Mais ...

Há um quarto de século ela é bem recebida nos lares brasileiros pela manhã com o seu "Mais você", que estreou na TV Globo em 1999. A querida Ana Maria Braga, paulista, 76 anos, dia 15, encara um novo desafio. Ao lado de Alex Atala, Jefferson Rueda e Renata Vanzetto, ela faz parte do quarteto do reality de gastronomia "Chef de alto nível", que será exibido, em dias intercalados, depois da novela "Vale tudo". Antes, porém, na terça agora, dia 8, ela será uma das premiadas com o Faz Diferença, criado em 2003 pelo GLOBO, e que reconhece, em diversas áreas, o talento e ações inspiradoras. Merece.
Ana, nestes 25 anos do "Mais você", testemunhou, como poucos, as mudanças ocorridas no período dos hábitos e costumes das nossas famílias.
"De lá para cá, o cardápio do brasileiro mudou, mas o interesse por gastronomia (e por uma boa fofoca) continua o mesmo", diz, rindo.
"Hoje tem muito mais gente morando sozinha e lares chefiados por mulheres", segue. "Mas a grande mudança veio com as redes sociais. O que tem de gente fazendo culinária pela web é uma coisa fantástica", diz ela, que tem quase 15 milhões de seguidores no Instagram.
Ana também acompanhou mudanças no paladar nacional ("Ninguém mais faz ambrosia", brinca) e as muitas transformações na cozinha neste quarto de século. Refere-se à explosão dos deliveries e dos alimentos ultraprocessados e, por outro lado, ao crescimento do interesse por dietas específicas, como a vegana, a low carb e outras voltadas à alimentação saudável.
Aliás, a apresentadora teve, na própria pele, que mudar sua relação com a comida. "Depois que tive câncer (foi diagnosticada quatro vezes e hoje está curada), passei a pensar diferente", conta: "Meu oncologista sempre diz que a gente deve comer só o que Deus fez".
Mas, como ninguém é de ferro, ela confessa que vez por outra se permite alguns prazeres. "Eu amo sorvete. Não foi Deus quem fez... (risos). O de pistache, então, eu não resisto."
Ana, Deus perdoa.
Fernanda Pontes
La Nación Argentina O Globo Brasil El Mercurio Chile
El Tiempo Colombia La Nación Costa Rica La Prensa Gráfica El Salvador
El Universal México El Comercio Perú El Nuevo Dia Puerto Rico
Listin Diario República
Dominicana
El País Uruguay El Nacional Venezuela