‘Double suites’: a nova aposta do mercado carioca
O conceito de double suites tem se consolidado como uma das principais tendências do ...
O conceito de double suites tem se consolidado como uma das principais tendências do mercado imobiliário brasileiro, especialmente em apartamentos de médio e alto padrões. A configuração, que consiste em dois dormitórios com dois banheiros privativos, representa uma evolução significativa no design residencial contemporâneo e atende às necessidades de moradia de famílias multigeracionais, amigos que compartilham um imóvel ou profissionais que buscam mais espaço para trabalhar em casa.
A principal vantagem está na flexibilidade de uso. Um dos quartos pode servir como escritório, ateliê ou quarto de hóspedes, mantendo sempre a funcionalidade de dormitório quando necessário. Para casais, oferece a possibilidade de personalizar cada ambiente conforme preferências individuais. Do ponto de vista da valorização imobiliária, apartamentos com double suites tendem a ter maior liquidez no mercado de revenda e locação.
Não por acaso, as construtoras investem cada vez mais na tipologia, especialmente em plantas de 70 a 120 metros quadrados. Mas há desafios " o principal refere-se à otimização de espaços. Criar duas suites funcionais sem com- prometer as áreas sociais exige projeto arquitetônico cuidadoso. Mas, pesando em prós e contras, as incorporadoras apostam no sucesso do modelo, principalmente em localização com demanda reprimida.
No Jardim Oceânico não havia esse tipo de configuração, mas a grande procura levou a Emma Construtora e Incorporadora a lançar três empreendimentos no bairro com double suites: Júlio, Merino e Panorama.
" A proximidade do mar e do metrô atrai um público muito diverso, desde o casal com um filho mais velho até o idoso que precisa de um acompanhante ou um jovem estudante que pode alugar uma das suítes para ter renda. É um produto muito coringa " avalia o diretor da Emma, Eduardo Cruz
A baixíssima oferta desse tipo de produto também foi decisiva para a Canopus investir em double suites no Be.Península. E para tornar o apartamento ainda mais interessante, em meio ao alto padrão do bairro planejado, as unida- des têm lavabo e duas va- gas de garagem. Os investidores adoraram.
" Desde o lançamento, percebemos que o modelo atraiu os próprios moradores da Península, que queriam trazer um familiar para morar próximo. Mas o principal cliente desse tipo de imóvel é o investidor, que compra para obter renda com a locação. Hoje, o aluguel de um apartamento de dois quartos na Península não sai por menos de R$ 4 mil " pontua o diretor Comercial da Canopus, Thiago Hernandez.
PERFIL DIFERENTE
Para os investidores, há diferentes maneiras de rentabilizar um imóvel double suites: alugar apenas uma das suítes, fazer duas lo-cações separadamente ou alugar as duas simultaneamente. Mas fica a pergunta: ainda há espaço para um apartamento tradicional de dois quartos? Ao que tudo indica, sim, mas com um perfil diferente de comprador.
" O consumidor de um imóvel dois quartos típico divide-se entre os que têm uma composição familiar maior e os investidores. Já no double suites, o cliente final é mais jovem, com uma composição familiar mais enxuta e um perfil investidor, que vê no modelo a possibilidade de alugar um dos quartos sem que isso afete sua rotina " explica a diretora da Calper, Niceli Maini.
O fato é que o double suites caiu como uma luva para a chamada short stay, os aluguéis de curta temporada, como lembra a diretora Comercial da Performance Empreendimen- tos Imobiliários, Carolina Linder. A empresa lançou recentemente o Lis, em Copacabana, com essa tipologia. Mas há outros clientes potenciais.
" Jovens profissionais, estudantes e idosos, que buscam praticidade e bem-estar em locais centrais, também impulsionam a procura " afirma ela.