Miércoles, 16 de Julio de 2025

Cadastro nacional permitirá rastreio de celular roubado ou perdido

BrasilO Globo, Brasil 15 de julio de 2025

Uma ferramenta criada pelo governo federal vai permitir que compradores de smartphones ...

Uma ferramenta criada pelo governo federal vai permitir que compradores de smartphones tenham informações sobre aparelhos que tenham sido roubados, furtados ou perdidos pelo país, antes de fazer a aquisição. O Cadastro Nacional de Celulares com Restrição (CNCR) vai funcionar como uma base de dados que vai permitir que qualquer cidadão consiga verificar, antes da compra, se o aparelho tem algum tipo de restrição.
A medida foi publicada no Diário Oficial da União (DOU) ontem. De acordo com o governo, a ferramenta consolida dados do programa Celular Seguro, do Cadastro de Estações Móveis Impedidas e da Base Nacional de Boletins de Ocorrência e estará disponível no aplicativo Celular Seguro, para Android e iOS.
O sistema vai exigir o número do Imei, que é a identificação única do aparelho, e a busca poderá ser feita de forma manual ou através de leitura do código de barras diretamente na tela do celular.
O Ministério da Justiça ficará responsável por coordenar e supervisionar a implementação da novidade.
" O cidadão tem o direito de saber se o celular que ele está comprando é roubado ou não. O cadastro é uma garantia ao cidadão " afirmou o secretário executivo do ministério, Manoel Carlos de Almeida Neto.
La Nación Argentina O Globo Brasil El Mercurio Chile
El Tiempo Colombia La Nación Costa Rica La Prensa Gráfica El Salvador
El Universal México El Comercio Perú El Nuevo Dia Puerto Rico
Listin Diario República
Dominicana
El País Uruguay El Nacional Venezuela