Ai-da: o primeiro robô humanoide que cria arte original
Com uma aparência humana e algoritmos sofisticados, Ai-Da é o primeiro robô humanoide ...
Com uma aparência humana e algoritmos sofisticados, Ai-Da é o primeiro robô humanoide ultrarrealista capaz de criar obras de arte originais. Diante deste cenário único, ela vem provocando debates sobre o futuro da criatividade e o papel da inteligência artificial (IA) dentro da cultura.
Desenvolvida em 2019 por pesquisadores das universidades de Oxford e Birmingham, no Reino Unido, a máquina foi idealizada pelo curador Aidan Meller para explorar, por meio da arte, os limites entre humano e máquina. O robô mescla estética e funcionalidade. Os braços metálicos podem ser adaptados conforme a técnica artística, de esboços a pinceladas mais complexas. O nome do robô é homenagem à matemática Ada Lovelace, considerada a primeira programadora da história. Ela previu que máquinas poderiam produzir mais do que cálculos, poderiam criar.
Em uma de suas criações mais recentes, Ai-Da pintou um retrato do rei Charles III, apresentado em Genebra em evento diplomático. Outra de suas obras foi leiloada por US$ 1 milhão (R$ 5,5 milhões), tornando-se a primeira pintura produzida por um robô humanoide a alcançar tal valor no mercado de arte.