Sábado, 19 de Julio de 2025

Arias joga bem em despedida, mas flu para na trave e perde para o cruzeiro

BrasilO Globo, Brasil 18 de julio de 2025

adeus AMARGO

adeus AMARGO
Após a heroica campanha na Copa do Mundo de Clubes, o reencontro do Fluminense com a torcida, ontem, no Maracanã, teve clima de despedida para Jhon Arias " negociado com o Wolverhampton-ING " e sabor amargo de derrota: 2 a 0 para o Cruzeiro, novo líder do Campeonato Brasileiro.
O colombiano de 27 anos, como de praxe, foi o principal nome do time tricolor, criando as melhores oportunidades. A equipe de Renato Gaúcho, porém, pagou caro pela desatenção no primeiro tempo, quando levou gols de Fabrício Bruno e Kaio Jorge, chegou a reagir no segundo tempo, acertou a trave três vezes e não conseguiu o empate.
Noticiada na véspera, a saída de Arias foi confirmada pelo Fluminense após o jogo, com uma arte com "obrigado" no telão, cumprimentos de companheiros e comissão técnica no gramado, e acenos do meia-atacante para os torcedores. Apesar de algumas vaias, a maioria dos tricolores aplaudiu de pé o ídolo, peça importante no título da Libertadores em 2023, herói da Recopa Sul-Americana em 2024 e destaque na campanha do Mundial.
" Um cara que ama o clube. Colocou em primeiro lugar o caráter e o amor pela torcida para jogar. Não é fácil, com a cabeça lá, podendo se machucar e ver tudo ir por água abaixo. Temos que valorizar esse gesto. Mas vai fazer falta. Futebol é assim. Já tive minha ida para a Europa. Perder um jogador desse gabarito é delicado, mas entendemos o sonho que ele tem. Onde ele estiver, estaremos torcendo por ele " disse o capitão Thiago Silva.
Com o sonho de jogar no futebol europeu, o colombiano de 27 anos acertou os últimos detalhes da negociação com a equipe inglesa ontem e assinará o contrato hoje. A previsão é de que o jogador dê uma coletiva no CT Carlos Castilho amanhã e embarque para a Europa na segunda-feira.
Arias chegou a tentar um acordo para permanecer no Brasil ao menos até a próxima semana, para jogar as partidas contra Flamengo e Palmeiras, segundo o ge. No entanto, o clube inglês recusou a solicitação, alegando a necessidade de contar com o atleta já na pré-temporada.
Trave e pênalti
Antes mesmo de a bola rolar, Arias já era o centro das atenções. Assim que o colombiano apareceu no telão do estádio, na escalação inicial da equipe, a torcida foi ao delírio e gritou seu nome. A euforia dos tricolores nos primeiros toques na bola do meia-atacante dava a dimensão do quanto ele está marcado eternamente na história do clube.
A melhor chance do Fluminense no primeiro tempo saiu justamente dos pés do colombiano, que fez a dobra na ponta direita com Samuel Xavier e cruzou na área. Cano escorregou, e Soteldo finalizou por cima do gol de Cássio. Mas nem o protagonismo do colombiano conseguiu sustentar um Flu disperso. Com cortes errados na defesa e perdas de bola no meio, a equipe facilitou a vida de um embalado Cruzeiro, que mostrou por que está na liderança do Brasileiro.
Os dois gols do time mineiro, em um intervalo de cinco minutos, evidenciaram a lentidão e a falta de atenção do Fluminense nas ações ofensivas e defensivas. No primeiro, aos 29, o zagueiro Fabrício Bruno subiu completamente livre após cobrança de escanteio de Matheus Pereira.
Em mais uma perda de bola no ataque, Fagner roubou a bola de Fuentes e gerou um contra-ataque mortal da Raposa. Matheus Pereira invadiu a área e cruzou rasteiro para Kaio Jorge tomar a frente do lance e se isolar ainda mais como artilheiro do campeonato.
Com a desvantagem no placar, o Flu voltou com outra postura para o segundo tempo. Aos 8 minutos, Arias tentou cabecear cruzamento de Serna, mas desequilibrou-se após choque com Kauã Prates e caiu. Os tricolores pediram pênalti, mas a arbitragem mandou seguir. Renato renovou o fôlego do time com mexidas de peças e o tricolor seguiu pressionando em busca de reduzir a diferença, enquanto o Cruzeiro tentava saídas de velocidade em contra-ataques.
Tentando evitar uma derrota na despedida, Arias protagonizou um princípio de confusão ao tentar acelerar as saídas de campo dos jogadores do time mineiro durante as substituições. Assim como na primeira etapa, participou das melhores chances do Flu. Deu um passe na medida para Thiago Silva carimbar o travessão após desvio e tocou de calcanhar para Serna cruzar para Lima acertar, mais uma vez, o travessão. Já nos acréscimos, Freytes foi mais um a parar na trave, em chute de fora da área.
Agora, caberá a Renato Gaúcho buscar alternativas para suprir a perda do principal jogador do Fluminense na temporada.
La Nación Argentina O Globo Brasil El Mercurio Chile
El Tiempo Colombia La Nación Costa Rica La Prensa Gráfica El Salvador
El Universal México El Comercio Perú El Nuevo Dia Puerto Rico
Listin Diario República
Dominicana
El País Uruguay El Nacional Venezuela