Riocard vai devolver saldo disponível em cartão
A partir de sábado, o Jaé passará a ser o único cartão aceito nos modais municipais: ônibus, BRT, ...
A partir de sábado, o Jaé passará a ser o único cartão aceito nos modais municipais: ônibus, BRT, VLT, vans e "cabritinhos". Aqueles passageiros que deixarão de usar o Riocard poderão pedir o reembolso do saldo disponível no bilhete antigo. Não é possível, no entanto, transferir o dinheiro de um sistema para o outro. Para reaver o valor disponível, o usuário tem que fazer um requerimento à operadora pela internet ou nos postos.
Na prática, os únicos passageiros que seguirão usando o Riocard nos meios municipais são aqueles beneficiários do Bilhete Único Intermunicipal quando estiverem fazendo uma viagem integrada com ônibus intermunicipais ou barcas. Os demais usuários deverão usar o Jaé, obrigatório para as gratuidades desde o último dia 5.
O novo cartão também poderá ser usado no metrô. Os validadores já começaram a ser instalados nas estações. A concessionária MetrôRio não divulga quantos já foram instalados, mas garante que os equipamentos estão sendo implantados "de forma progressiva" nas 41 estações. O serviço foi viabilizado graças a um acordo firmado entre o governo do estado, a Prefeitura do Rio, o Jaé e o MetrôRio.
Além do Jaé, o metrô vai continuar a aceitar o Riocard, o cartão Giro e pagamentos por aproximação, com cartões de crédito e débito. Mas os beneficiários da tarifa social só podem usar o Riocard no metrô, para obter o desconto. Já quem faz integrações do metrô com modais municipais " ônibus das linhas 309, 538, 539, 548, 583 e 584 (equivalente ao antigo metrô na superfície); vans para Rocinha e Vidigal; e BRT nas estações Jardim Oceânico e Vicente de Carvalho " deve utilizar o Jaé a partir de sábado.
Trens e barcas sem data
De acordo com a Secretaria municipal de Transportes (SMTR), a implementação do Jaé nos trens e nas barcas "está em tratativa", sem estipular uma data para isso.
" A conversa melhorou muito. A gente fez aquele acordo com o metrô, assinamos convênios de integração. Então, está caminhando muito bem " disse o prefeito Eduardo Paes.
Há 3,2 milhões de pessoas cadastradas no sistema do Jaé: são dois milhões de pagantes, além de 1,2 milhão de usuários de gratuidade. Desse total, 860 mil pessoas estão cadastradas como usuárias de vale-transporte. Dados da SMTR mostram que, na última semana, a média diária de passageiros transportados na cidade foi de 2,28 milhões de pessoas, usando Jaé e Riocard.