Miércoles, 06 de Agosto de 2025

Riocard vai devolver saldo disponível em cartão

BrasilO Globo, Brasil 29 de julio de 2025

A partir de sábado, o Jaé passará a ser o único cartão aceito nos modais municipais: ônibus, BRT, ...

A partir de sábado, o Jaé passará a ser o único cartão aceito nos modais municipais: ônibus, BRT, VLT, vans e "cabritinhos". Aqueles passageiros que deixarão de usar o Riocard poderão pedir o reembolso do saldo disponível no bilhete antigo. Não é possível, no entanto, transferir o dinheiro de um sistema para o outro. Para reaver o valor disponível, o usuário tem que fazer um requerimento à operadora pela internet ou nos postos.
Na prática, os únicos passageiros que seguirão usando o Riocard nos meios municipais são aqueles beneficiários do Bilhete Único Intermunicipal quando estiverem fazendo uma viagem integrada com ônibus intermunicipais ou barcas. Os demais usuários deverão usar o Jaé, obrigatório para as gratuidades desde o último dia 5.
O novo cartão também poderá ser usado no metrô. Os validadores já começaram a ser instalados nas estações. A concessionária MetrôRio não divulga quantos já foram instalados, mas garante que os equipamentos estão sendo implantados "de forma progressiva" nas 41 estações. O serviço foi viabilizado graças a um acordo firmado entre o governo do estado, a Prefeitura do Rio, o Jaé e o MetrôRio.
Além do Jaé, o metrô vai continuar a aceitar o Riocard, o cartão Giro e pagamentos por aproximação, com cartões de crédito e débito. Mas os beneficiários da tarifa social só podem usar o Riocard no metrô, para obter o desconto. Já quem faz integrações do metrô com modais municipais " ônibus das linhas 309, 538, 539, 548, 583 e 584 (equivalente ao antigo metrô na superfície); vans para Rocinha e Vidigal; e BRT nas estações Jardim Oceânico e Vicente de Carvalho " deve utilizar o Jaé a partir de sábado.
Trens e barcas sem data
De acordo com a Secretaria municipal de Transportes (SMTR), a implementação do Jaé nos trens e nas barcas "está em tratativa", sem estipular uma data para isso.
" A conversa melhorou muito. A gente fez aquele acordo com o metrô, assinamos convênios de integração. Então, está caminhando muito bem " disse o prefeito Eduardo Paes.
Há 3,2 milhões de pessoas cadastradas no sistema do Jaé: são dois milhões de pagantes, além de 1,2 milhão de usuários de gratuidade. Desse total, 860 mil pessoas estão cadastradas como usuárias de vale-transporte. Dados da SMTR mostram que, na última semana, a média diária de passageiros transportados na cidade foi de 2,28 milhões de pessoas, usando Jaé e Riocard.
La Nación Argentina O Globo Brasil El Mercurio Chile
El Tiempo Colombia La Nación Costa Rica La Prensa Gráfica El Salvador
El Universal México El Comercio Perú El Nuevo Dia Puerto Rico
Listin Diario República
Dominicana
El País Uruguay El Nacional Venezuela