Jueves, 28 de Agosto de 2025

Nano banana, ia do google, entrega edição realista

BrasilO Globo, Brasil 28 de agosto de 2025

Uma nova ferramenta de inteligência artificial generativa voltada para a criação de ...

Uma nova ferramenta de inteligência artificial generativa voltada para a criação de imagens tem dado o que falar nas redes sociais e nos fóruns de internet. Chamada de Nano Banana, o modelo de IA cria e edita imagens de forma realista em poucos segundos e já vem sendo considerada pela comunidade de tecnologia e de criadores visuais como um dos lançamentos mais promissores do Google no campo da edição digital.
A IA "misteriosa" apareceu pela primeira vez na "Image Edit Arena" da LMArena, plataforma de testes cegos para sistemas de IA. E , como mostrou resultados surpreendentes, caiu no gosto dos usuários.
O recurso, oficialmente chamado de Gemini 2.5 Flash Image, logo virou assunto entre usuários que especulavam sobre sua origem. Na terça-feira, o Google confirmou que a tecnologia faz parte da família Gemini e está disponível tanto para uso gratuito quanto em planos pagos.
Um dos maiores desafios dos geradores de imagens por IA é manter a aparência de um personagem ou objeto em diferentes prompts e edições. E a nova IA do Gemini parece ter superado esse dilema.
Os usuários chamam isso de "consistência". Diferentemente de outras IAs que costumam distorcer rostos ou exigir várias tentativas, o Nano Banana mantém a consistência com facilidade. Usuários relatam que a precisão chega a 95%, o que reduz bastante erros comuns em outras ferramentas.
Outro destaque é a edição em linguagem natural. Diferentemente do Photoshop, onde é necessário algum conhecimento prévio dos recursos da ferramenta para operar as transformações, aqui não é preciso saber operar ferramentas complexas: basta digitar instruções como "colocar a personagem em montanha nevada" ou "transformar a cena em pintura aquarela" para que a imagem seja modificada.
Para designers e criadores de conteúdo, isso significa que tarefas que antes levavam alguns bons minutos (ou horas) podem ser feitas em segundos.
Além da velocidade (o sistema gera imagens em menos de um segundo), outro ponto que chama atenção é a integração com outros serviços do Google. Uma foto editada pode ser levada de volta ao Gemini para virar vídeo, por exemplo.
O Nano Banana já está liberado na API do Gemini, no Google AI Studio para desenvolvedores e do Vertex AI para empresas. É possível experimentar direto no site banananano.ai, onde basta carregar uma imagem e escrever a instrução desejada. Não há explicação clara do Google para o nome da ferramenta. Mas a empresa tem histórico de usar frutas como apelidos internos para projetos de IA.
La Nación Argentina O Globo Brasil El Mercurio Chile
El Tiempo Colombia La Nación Costa Rica La Prensa Gráfica El Salvador
El Universal México El Comercio Perú El Nuevo Dia Puerto Rico
Listin Diario República
Dominicana
El País Uruguay El Nacional Venezuela