Fernanda e os 30 anos do ‘suingue-balanço-funk’
Prepare-se: a querida Fernanda Abreu, que no próximo dia 8 de setembro completa 64 anos, vai ...
Prepare-se: a querida Fernanda Abreu, que no próximo dia 8 de setembro completa 64 anos, vai celebrar o suingue carioca mais uma vez. Em um projeto que reúne documentário, livro, vinil e uma faixa remix, ela festeja os 30 anos do icônico álbum "Da lata" (1995).
O documentário "Da lata " 30 anos", dirigido por Paulo Severo e produzido pela Garota Sangue Bom e pela TV Zero, apresenta registros inéditos das gravações do disco no Rio e em Londres, bastidores da sessão de fotos da capa com Walter Carvalho, imagens das filmagens dos videoclipes, depoimentos atuais sobre o universo do projeto e trechos do show de estreia no Canecão.
Esse show, aliás, rendeu uma entrevista de Fernanda ao GLOBO, antes mesmo de o trabalho ser reconhecido pela revista Billboard americana como o melhor álbum latino-americano de 1995. Nela, a artista fez uma previsão sobre o uso da tecnologia na produção do verdadeiro "suingue carioca":
"Quando os negros usarem sampler (equipamento que consegue armazenar amostras de sons) e guitarra para criar música pop, e não ficarem apenas na favela, aí nós vamos ter o verdadeiro suingue carioca."
Será que ela estava antecipando o que viria a ser o funk?
Cartas para a Redação.
Nelson Lima Neto