Martes, 09 de Septiembre de 2025

O clássico ‘dois quartos’ lidera lançamentos no rio

BrasilO Globo, Brasil 7 de septiembre de 2025

Mesmo com o boom de imóveis compactos e outras tipologias que não param de surgir no ...

Mesmo com o boom de imóveis compactos e outras tipologias que não param de surgir no mer-cado imobiliário, o bom e velho "dois quartos" mantém seu posto como lo- comotiva do volume de lançamentos do Rio, tanto no segmento econômico quanto no de alto padrão. Segundo o Sinduscon-Rio, cerca de 60% de tudo que é lançado na cidade segue esse padrão, o que mostra que o boom de estúdios, gardens, double suítes e outros modelos não tirou dos apartamentos-tipo de dois quartos a coroa de cam- peão de vendas.
Mas o que justifica essa demanda? A explicação talvez esteja na demografia do país. Segundo o Censo 2022 do IBGE, as famílias brasileiras estão "encolhendo". Hoje, há 2,79 moradores por residência, em média " no levantamento de 2010, eram 3,31. Famílias menores vivem em imóveis menores.
Segundo o presidente do Sinduscon-Rio, Claudio Hermolin, apesar das novas tipologias que surgiram nos mercados imobiliários brasileiro e carioca, os apartamentos de dois quartos continuam respondendo por grande parte dos lançamentos no Rio.
" Esse é um produto ideal para famílias que fi-caram menores e buscam mais conforto do que o oferecido pelos compactos, mas que exige um custo de manutenção menor do que o dos imóveis de metragens amplas " observa.
Quem compra o primeiro apartamento com dois quartos pode, inicialmente, dividir o quarto com as crianças e seguir em frente até conseguir comprar um maior, avalia o sócio das construtoras Itten e Emma, Eduardo Cruz. Segundo ele, mesmo em uma tipologia tão tradi- cional, é possível inovar, como ocorreu nos residenciais Panorama e Merino, no Jardim Oceânico.
" Um imóvel de dois quartos ideal combina planta generosa com área comum valorizada e infraestrutura ao redor. Nós aproveitamos também as características do bairro para investir em varandas maiores. Em determinadas regiões da cidade, há tanta oferta de serviços e lazer que as pessoas usam o apartamento só para dormir " pontua Cruz.
PORTA DE ENTRADA
Além de famílias menores, muitos casais que estão começando a vida optam pelo imóvel de dois quartos para ter um escritório ou já planejar a chegada dos filhos. Segundo Marcos Saceanu, diretor-presidente da Piimo, esse tipo de apartamento, ao contrário de outras tipologias, em geral é adquirido para moradia, não como investimento. No Euzébio, no Flamengo, por exemplo, eles fizeram o maior sucesso.
" Os apartamentos de dois quartos são considerados a porta de entrada no mercado imobiliário, e pode-se alocar dois filhos em um mesmo quarto. É a base da pirâmide " afirma.
Para Carolina Lindner, diretora Comercial da Performance Empreen-dimentos Imobiliários, a demanda consistente e resiliente por imóveis de dois quartos deve-se ao perfil plural desse produto, que atende tanto famílias em formação quanto investidores que enxergam liquidez e valorização neste segmento. Ela diz que em residenciais como o Lis, em Copacabana, ou o Ibitá, em São Conrado, as unidades de dois quartos são as mais procuradas.
" Temos visto o crescimento de novos formatos, como estúdios e double suítes, que dialogam especialmente com jovens em início de carreira, casais sem filhos e investidores que buscam produtos pa-ra rentabilizar com a lo- cação. Ainda assim, os de dois quartos permanecem como um dos formatos mais procurados, justamente por sua versatili- dade: metragem equilibrada, valor de entrada aces- sível e boa adaptabilidade ao longo das fases da vida do morador " observa.
La Nación Argentina O Globo Brasil El Mercurio Chile
El Tiempo Colombia La Nación Costa Rica La Prensa Gráfica El Salvador
El Universal México El Comercio Perú El Nuevo Dia Puerto Rico
Listin Diario República
Dominicana
El País Uruguay El Nacional Venezuela