Jueves, 26 de Marzo de 2026

Eua e china fazem declarações diferentes sobre o tiktok

BrasilO Globo, Brasil 20 de septiembre de 2025

Os presidentes da China, Xi Jinping, e dos Estados Unidos, Donald Trump, adotaram tons ...

Os presidentes da China, Xi Jinping, e dos Estados Unidos, Donald Trump, adotaram tons diferentes ao comentar a conversa que mantiveram ontem pelo telefone. Em sua rede social, Trump agradeceu a "aprovação do acordo sobre o TikTok". Já Pequim disse esperar que a negociação sobre a situação da plataforma de vídeos seja feita "com base nas regras de mercado", de acordo com a agência de notícias estatal chinesa Xinhua.
Trump costuma escrever mensagens após encontros com autoridades em sua plataforma Truth Social. As autoridades chinesas são mais comedidas. A posição de Xi, em geral, é transmitida por porta-vozes ou veículos de comunicação oficiais.
"Acabei de concluir uma ligação muito produtiva com o presidente Xi, da China. Fizemos progressos em muitas questões muito importantes, incluindo comércio, fentanil, a necessidade de pôr fim à guerra entre a Rússia e a Ucrânia, e a aprovação do acordo do TikTok", escreveu Trump. "Agradeço pela aprovação do TikTok, e ambos estamos ansiosos para o encontro na Apec!"
Os dois presidentes devem ter uma reunião bilateral durante a Cúpula do bloco Cooperação Econômica Ásia-Pacífico (Apec, pela sigla em inglês) em outubro, na Coreia do Sul. A última vez em que eles se encontraram pessoalmente foi em uma reunião do G20 em 2019, no Japão.
Mais tarde, Trump voltou a dizer a repórteres, na Casa Branca, que teve "uma ótima conversa" com Xi e que o líder chinês aprovou o acordo sobre o TikTok:
" Estamos ansiosos para fechar esse acordo.
Recado a Washington
A agência Xinhua classificou a conversa de "pragmática, positiva e construtiva", mas sem usar a palavra acordo.
"Sobre o TikTok, Xi afirmou que a posição da China é clara: o governo respeita a vontade das empresas e incentiva que as companhias conduzam negociações comerciais com base nas regras de mercado, para chegar a uma solução que esteja em conformidade com as leis e regulamentações chinesas, ao mesmo tempo equilibrando os interesses", disse a agência.
Pequim deu outro recado a Trump: "O lado americano deve evitar restrições comerciais unilaterais que possam comprometer os resultados alcançados após múltiplas rodadas de negociações."
Conversas entre o secretário do Tesouro dos EUA, Scott Bessent, e o vice-premiê chinês, He Lifeng, no início desta semana, em Madri, lançaram as bases de um acordo para separar as operações do TikTok nos EUA de sua controladora chinesa, a ByteDance. Os detalhes, porém, não foram divulgados.
Segundo fontes, o modelo para a venda da plataforma nos EUA prevê que a ByteDance detenha no máximo 20% do TikTok. O restante ficaria nas mãos de um grupo de investidores, que incluiria Oracle, Andreessen Horowitz e Silver Lake Management.
La Nación Argentina O Globo Brasil El Mercurio Chile
El Tiempo Colombia La Nación Costa Rica La Prensa Gráfica El Salvador
El Universal México El Comercio Perú El Nuevo Dia Puerto Rico
Listin Diario República
Dominicana
El País Uruguay El Nacional Venezuela