Martes, 14 de Octubre de 2025

Previsão de inflação cai pela terceira semana seguida

BrasilO Globo, Brasil 14 de octubre de 2025

A estimativa do mercado financeiro para o Índice de Preços do Consumidor Amplo (IPCA) deste ano, ...

A estimativa do mercado financeiro para o Índice de Preços do Consumidor Amplo (IPCA) deste ano, divulgada semanalmente pelo Boletim Focus do Banco Central, caiu pela terceira semana consecutiva " de 4,80% para 4,72%.
A projeção média do mercado continua acima do teto da meta de inflação, de 4,5% em 2025, mas a diferença vem diminuindo.
As expectativas do mercado para 2026 e 2027 permaneceram estáveis, em 4,28% e 3,90%, respectivamente " acima do centro da meta, de 3%, mas dentro do intervalo de tolerância.
Para o economista-chefe da Reach Capital Investimentos, Igor Barenboim, a queda mais acentuada nas projeções reflete a safra brasileira recorde em setembro e a queda no preço do petróleo, atualmente abaixo de US$ 70 o barril, influenciada pelo armistício no Oriente Médio:
" Esse fator reduz significativamente o risco de oferta da commodity. O petróleo está presente desde o fertilizante usado nas plantações até o saco de mercado onde você coloca as compras. Qualquer variação no preço, para mais ou para menos, impacta toda a cadeia de produção e, consequentemente, a inflação.
O resultado do IPCA de setembro, que foi de 0,48%, abaixo do esperado, também contribuiu para a redução das projeções para 2025, diz André Valério, economista sênior do Banco Inter:
" O resultado mostrou que as pressões inflacionárias estão menores do que o mercado esperava.
Além disso, segundo o economista-chefe da Monte Bravo, Luciano Costa, as estimativas para o IPCA de outubro também recuaram após o anúncio da bandeira vermelha patamar 1 " tarifa extra cobrada nas contas de luz quando o custo de geração de energia aumenta:
" Houve uma surpresa relativa, porque a bandeira vinha sendo mantida no patamar vermelha 2, e os sinais indicavam que poderia permanecer nesse nível. Essa mudança acabou jogando para baixo as projeções de outubro.
La Nación Argentina O Globo Brasil El Mercurio Chile
El Tiempo Colombia La Nación Costa Rica La Prensa Gráfica El Salvador
El Universal México El Comercio Perú El Nuevo Dia Puerto Rico
Listin Diario República
Dominicana
El País Uruguay El Nacional Venezuela