Viernes, 17 de Octubre de 2025

Dono da gol e da avianca anuncia compra de 57 aviões

BrasilO Globo, Brasil 17 de octubre de 2025

O Grupo Abra, holding que controla a brasileira Gol Linhas Aéreas e a colombiana Avianca, ...

O Grupo Abra, holding que controla a brasileira Gol Linhas Aéreas e a colombiana Avianca, anunciou ontem um novo plano de frota, que prevê a incorporação de 57 aeronaves Airbus e marca o avanço da expansão internacional do grupo. O acordo prevê a incorporação de sete aeronaves de fuselagem larga Airbus A330neo e a compra de mais 50 de fuselagem estreita Airbus A320neo para o grupo.
A Gol foi responsável por celebrar os acordos de leasing operacional para os até sete A330-900neo, com a Avolon Aerospace, conforme comunicado da companhia aérea brasileira ao mercado. As entregas desses aviões estão programadas para 2026, entretanto, a companhia brasileira ressaltou que, apesar de ter assinado os contratos, a alocação da frota será definida exclusivamente pelo Grupo Abra, acionista controlador da Gol e da Avianca.
IPO nos EUA
A Gol esclareceu que os aviões podem ser operados por qualquer companhia do Grupo Abra e que o "custo financeiro será arcado pelo respectivo operador", com a decisão baseada em "necessidades operacionais e financeiras, oportunidades de negócios e a situação operacional e financeira de cada companhia".
O Grupo Abra também anunciou nesta semana que está avaliando uma potencial Oferta Pública Inicial (IPO) de suas ações nos Estados Unidos. Este movimento estratégico ocorre logo após a holding ter comunicado a intenção de fechar o capital da Gol no Brasil.
Apesar da possibilidade em aberto, dada a composição de frota do Grupo Abra, o destino dos novos aviões de longo curso, como os A330neo e A350, pode se alinhar mais às necessidades da Avianca ou da Wamos Air em um primeiro momento. Isso porque a Gol é a única das três marcas a operar uma frota padronizada de 141 aeronaves Boeing 737, o que torna a inclusão de modelos de outro fabricante, como a Airbus, mais custosa.
A introdução de uma nova família de aviões aumenta as despesas operacionais e de infraestrutura, exigindo investimentos em treinamento de tripulação, mecânicos e suporte técnico, fatores que são reduzidos pela padronização em torno de um único fabricante.
Já a Avianca tem aeronaves Airbus A320 e Boeing 787 em sua frota de mais de 140 aviões de passageiros, enquanto a Wamos Air " companhia especializada em fretamentos em rotas internacionais ou demanda temporária " utiliza 13 aeronaves Airbus A330.
" Nossa nova encomenda de A320neo garante as necessidades de renovação e crescimento da frota narrowbody (de fuselagem estreita) atual. Ao mesmo tempo, reforçamos nossa estratégia de expansão internacional para conectar a América Latina entre si e com o mundo, por meio de uma frota mais eficiente " destacou Adrian Neuhauser, CEO do Grupo Abra.
La Nación Argentina O Globo Brasil El Mercurio Chile
El Tiempo Colombia La Nación Costa Rica La Prensa Gráfica El Salvador
El Universal México El Comercio Perú El Nuevo Dia Puerto Rico
Listin Diario República
Dominicana
El País Uruguay El Nacional Venezuela