Sábado, 25 de Octubre de 2025

Uma insurreição no leblon

BrasilO Globo, Brasil 25 de octubre de 2025

O escritório dos advogados Rodrigo Falk Fragoso e Pedro Henrique Martins Nunes protocolou ...

O escritório dos advogados Rodrigo Falk Fragoso e Pedro Henrique Martins Nunes protocolou no Ministério Público uma notícia-crime contra a Mozak, que estaria cometendo irregularidades na construção do prédio "Guilhem", na Rua Almirante Guilhem, no Leblon, e que prevê 115 apartamentos com metragens entre 32 m² e 77 m². Os advogados argumentam, entre outras coisas, que o projeto ainda não teria licença, que o memorial de incorporação não foi registrado em cartório e que o projeto arquitetônico não foi aprovado pelos órgãos competentes.
A ação pode ser a ponta de um iceberg. Trata-se da revolta de alguns moradores do Leblon contra o avanço da construção de novos prédios com apartamentos pequenos, em alguns casos de um só quarto. Segundo essa visão, os novos prédios afetariam, além do trânsito, a característica do bairro: familiar, pacato, de convivência próxima.
A colunista Lu Lacerda, da "Veja Rio", chegou a publicar fotos de cartazes na rua com dizeres como "Leblon pede socorro" e "Querem destruir o Leblon". Em nota, a Mozak diz que a obra está regular e denuncia preconceito social contra a chegada de um novo tipo de morador.
"Alguns moradores têm se mobilizado contra o empreendimento, com base em argumentos discriminatórios. A empresa lamenta que uma iniciativa que segue a legislação e valoriza a cidade esteja sendo alvo de ataques motivados por preconceito social e desinformação", diz um trecho.
É. Pode ser.
La Nación Argentina O Globo Brasil El Mercurio Chile
El Tiempo Colombia La Nación Costa Rica La Prensa Gráfica El Salvador
El Universal México El Comercio Perú El Nuevo Dia Puerto Rico
Listin Diario República
Dominicana
El País Uruguay El Nacional Venezuela