Plata leva novo vermelho, e flamengo deixa vitória escapar
Nesta maratona final de Brasileirão, os resultados vão importar mais ao Flamengo do que o ...
Nesta maratona final de Brasileirão, os resultados vão importar mais ao Flamengo do que o desempenho. Mas a irregularidade das últimas rodadas vem expondo um time errático, que vai se afastando da briga com o Palmeiras pelo título. Ontem, empatou em 2 a 2 com o São Paulo " gols de Luciano, Arrascaeta, Samuel Lino e Ferreira " em um roteiro recheado de desventuras na Vila Belmiro, a principal delas a nova expulsão de Gonzalo Plata.
O resultado fez a equipe igualar os 65 pontos do alviverde, mas seguir na vice-liderança pelo número de vitórias (20 a 19). Ou seja, se vencerem o Santos em casa hoje, às 21h30, os comandados de Abel Ferreira abrirão ainda mais vantagem.
" Nossos erros estão sendo letais e custando pontos importantes. Cada ponto que se perde fica mais difícil de ser campeão. Mas tempos que continuar acreditando " disse Filipe Luís.
Bastaram dois minutos diante do São Paulo para o Flamengo condicionar a partida com um erro próprio. Na grande área, Pulgar se enrolou ao tentar passar para Alex Sandro, e Tapia interceptou. Luciano ficou com a bola e fuzilou o gol de Rossi.
O lance foi apenas a primeira mostra de uma atuação que seguiria cheia de falhas no sistema defensivo rubro-negro. Mesmo que o São Paulo não dominasse as ações com a bola, surgiram várias condições de finalização, faltando apenas mais competência na cara do gol.
Mas, justiça seja feita, o Flamengo conseguia superar as adversidades e chegou a buscar a virada. Com sete minutos, Arrascaeta converteu um pênalti que ele mesmo sofreu e alcançou uma marca histórica: com 95 gols, superou o argentino Doval e agora é o maior artilheiro estrangeiro do clube.
O camisa 10 também deu lindo cruzamento para Samuel Lino marcar no primeiro tempo, mas o atacante estava impedido. Na etapa complementar, porém, a dupla decidiu. Aos 16 minutos, o uruguaio ganhou disputa contra dois marcadores na linha de fundo e tocou para Emerson Royal cruzar. Lino, que estava prestes a ser substituído, chegou batendo forte para virar.
A reação foi por água abaixo quando Plata deu entrada forte no tornozelo de Arboleda e foi expulso direito. Assim como contra Estudiantes e Racing, na Libertadores, o equatoriano comprometeu o Flamengo. A partir dali, o técnico Filipe Luís reagiu rapidamente e recuou o time para proteger a vitória. Mesmo assim, o São Paulo subiu a pressão e empatou em uma jogada de triangulação na área concluída por Ferreira. Com um pouco mais de capricho, o time mandante teria toda a condição de vencer.
No domingo, às 18h30, o Flamengo recebe o Santos, no Maracanã, no último jogo antes da data Fifa.