Aéreas estrangeiras aceleram expansão de rotas no brasil
O mapa aéreo entre a Europa, a América do Norte e o Brasil está ganhando novos traçados com uma ...
O mapa aéreo entre a Europa, a América do Norte e o Brasil está ganhando novos traçados com uma rodada de investimento de companhias estrangeiras. As líderes deste movimento são a espanhola Iberia, que inaugura nos próximos meses duas novas rotas fixas de Madri para Fortaleza e Recife, e a portuguesa TAP, que terá uma ligação regular entre Curitiba e Lisboa.
A ofensiva da Iberia é marcada por um crescimento de capacidade expressivo. Após registrar um aumento de 27% na oferta de assentos em 2025, superando a marca de 590 mil lugares, a empresa prevê expandir sua operação em mais 25% apenas no primeiro semestre de 2026, com mais 365 mil assentos no período.
" Agora criaram-se as condições, no espaço e no tempo, de apostar mais no mercado brasileiro. Já tínhamos uma presença importante, com cerca de 600 mil lugares por ano, mas agora vamos dar um passo além, com a maior aposta de capacidade da história da Iberia: São Paulo com 14 frequências semanais, o Rio com sete, e as novidades de Fortaleza e Recife " afirma Ramiro Sequeira, diretor de Operações da Iberia.
Aeronave menor
O primeiro voo para Recife decolará de Madri em 13 de dezembro, e a rota para Fortaleza será inaugurada em 19 de janeiro. Ambas terão três voos semanais e responderão por cerca de 80% do aumento da capacidade da Iberia projetado para o primeiro semestre de 2026.
Essas rotas terão uma aeronave de corredor único, que normalmente faz voos domésticos. O Airbus A321XLR marca uma tendência crescente no setor aéreo: o uso de aeronaves menores, mais eficientes e econômicas em voos transatlânticos.
Segundo Sequeira, as vendas para o Nordeste estão dentro das expectativas:
" O foco é claro: fortalecer o Brasil dentro da nossa operação latino-americana.
TAP em rota inédita
A TAP, por sua vez, anunciou a inauguração de uma rota inédita entre Curitiba e Lisboa. O voo está previsto para ser lançado em julho de 2026, com três frequências semanais, partindo do Aeroporto Internacional Afonso Pena. Serão usadas aeronaves Airbus A330-200, com capacidade para até 269 passageiros.
Segundo Carlos Antunes, diretor da TAP para as Américas, a decisão de incluir Curitiba reflete a prioridade estratégica dada ao Brasil, que já soma 14 cidades atendidas pela aérea:
" O Brasil é um mercado estratégico para a TAP " afirmou. " Queremos aproximar ainda mais portugueses e brasileiros, oferecendo conectividade, conforto e eficiência.
No caso da Air France, o destaque é o Rio de Janeiro, que passará a ter 12 voos semanais a Paris. Salvador também terá um aumento de capacidade, alcançando 5 frequências por semana entre novembro e março de 2026.
A empresa também iniciou a expansão sazonal entre Fortaleza e Paris, que opera com cinco frequências semanais até 18 de janeiro de 2026. Nessa operação é usado o Boeing 777-200, com 328 assentos distribuídos em três classes: executiva, econômica premium e econômica.
American e Air Canada
A movimentação de aéreas com destino ao Brasil não se restringe à Europa. American Airlines e Air Canada também reforçaram suas rotas para a alta temporada de verão.
A partir de 3 de dezembro, a American Airlines vai aumentar as frequências entre Guarulhos e seu hub em Dallas-Fort Worth, chegando a até dez voos semanais " uma ampliação da oferta de 40% em relação à temporada anterior.
A frota dedicada a esse reforço inclui o Boeing 787-9, que fará o voo diário (com 285 assentos), e o Boeing 787-8, que atenderá os três voos semanais adicionais, com capacidade para 234 passageiros.
O Rio também será beneficiado com maior conectividade nos próximos meses, com a rota para Dallas ampliada. No total, serão até quatro voos diários do Rio para os EUA, incluindo dez voos semanais para Miami, um serviço diário para Nova York (JFK) e até um voo diário para Dallas.
Já a Air Canada retoma, a partir de 4 de dezembro, a ligação direta entre o Rio e Toronto. A operação será temporária, estendendo-se até o fim de março de 2026, com três frequências semanais. Os voos serão operados em aeronaves Boeing 787 Dreamliner, partindo do Canadá às terças, quintas e sábados, e do Brasil às quartas, sextas e domingos.