Políticaa mulher decidiu
O novo livro do cientista político Jairo Nicolau, "O país dividido: duas décadas de ...
O novo livro do cientista político Jairo Nicolau, "O país dividido: duas décadas de eleições presidenciais no Brasil (2002-2022)", que sai no ano que vem pela Zahar, mostrará, com números, que a história recente do país poderia ser outra se não fosse a mulher. Elas se tornaram majoritárias no eleitorado, sobretudo entre os de maior escolaridade. Comparecem mais do que os homens, votaram em proporção muito menor em Bolsonaro em 2018 e foram responsáveis pela vitória de Lula em 2022.
E olha...
Que o voto feminino só foi instituído em 1932.
Esporte Rumo ao Peru
É grande a movimentação de torcedores de Flamengo e Palmeiras para final da Libertadores, dia 29, em Lima, no Peru. A Azul, por exemplo, já tem oito voos fretados de Airbus A320, com capacidade para 174 passageiros. Serão seis saindo do aeroporto do Galeão e dois decolando de Guarulhos, em São Paulo.
Economia O fim do cheque
Semana passada, dia 7, o tradicional Serviço de Proteção ao Crédito (SPC), criado para proteger o comércio dos caloteiros, completou 70 anos no Rio. Nesse período, o tipo de consulta foi mudando, acompanhando as transformações a partir de 1955. Nos últimos 30 anos, por exemplo, houve uma queda de 96% nas consultas sobre cheque " hoje usado apenas em algumas transações de alto valor.
Aliás...
O Bradesco anunciou que deixará de emitir talões para pessoas físicas e MEIs a partir de dezembro.
No mais... Marketing da morte
Com a popularidade alta depois da morte de 121 pessoas no Alemão e na Penha, Cláudio Castro anunciou mais dez operações do gênero. Isso pode significar, naturalmente, uma média de duas por mês até abril, caso o governador venha a renunciar para ser candidato ao Senado. As operações perigam funcionar como marketing político " banhado de sangue.