Sábado, 22 de Noviembre de 2025

Flamengo ainda quer pedro na final da libertadores, mas prazo apertado é desafio

BrasilO Globo, Brasil 21 de noviembre de 2025

oito dias e a esperança

oito dias e a esperança
Não é só o técnico Filipe Luís. O departamento médico do Flamengo e a cúpula do futebol do rubro-negro evitam cravar a ausência de Pedro na final da Libertadores, contra o Palmeiras, em Lima, no próximo dia 29. Segundo fontes informaram, o tratamento iniciado de imediato com o atacante após a constatação de uma lesão no músculo femoral da coxa esquerda dá uma mínima esperança.
O prazo é apertado para esse problema, mas a direção e os médicos pretendem tentar uma resposta do camisa 9, que, pelo seu perfil, costuma se recuperar mais rápido que o estipulado.
Pelo protocolo médico, dez dias até a final da Libertadores seria o limite em situações mais simples. Como a lesão é mais complicada, seria necessário o atacante jogar no sacrifício.
O Flamengo pretende aguardar os próximos dias para verificar a evolução de Pedro antes de tirá-lo da viagem para Lima, no dia 26. O clube vê a possibilidade de ele acompanhar o grupo para a decisão continental.
Na quarta-feira, após a derrota no clássico contra o Fluminense, pelo Brasileirão, Filipe Luís admitiu que a gravidade da lesão dificulta a presença do jogador na reta final da temporada, mas disse que vai esperar até a véspera do jogo para ter certeza de sua ausência.
" Como foi anunciado, é uma lesão muscular que é difícil, assim como o braço. Mas, até a véspera, e que ele não esteja no campo (na final), acredito que ele possa estar " disse em coletiva.
Desfalque rotineiro
O próprio Pedro já admitiu que pode perder o duelo contra o Palmeiras e o resto da temporada. Agora, é entregar nas mãos dos profissionais de saúde na espera de quase um milagre.
Por outro lado, a ausência do atacante não seria uma novidade para Filipe Luís, em um ano em que ele só retornou em abril por conta de grave lesão no joelho esquerdo, e também teve uma fratura no antebraço direito, no final de outubro. Sem considerar o Campeonato Carioca, o rubro-negro não pôde contar com o centroavante em 18 de 55 jogos.
Um levantamento do GLOBO mostra que o prejuízo foi significativo no ataque, pois o time fez 68 dos 99 gols neste recorte em partidas que Pedro esteve em campo. Ele tem 22 participações para gol " 15 bolas na rede e sete assistências ", atrás apenas de Arrascaeta e Luiz Araújo no elenco.
Porém, o impacto não vem sendo tão significativo nos resultados. O aproveitamento geral do Flamengo nas 37 partidas em que o atacante esteve em campo é de 72%, um número levemente acima dos 62,9% nos jogos sem ele. Na temporada toda, a estatística é de 69%.
Pedro soma 1.859 minutos na temporada, segundo o site oGol, o que representa 37,5% dos 4.950 minutos totais do time, e 20 jogos completos " ele foi titular 23 vezes. Ou seja, sua ausência é uma rotina, e ter ou não Pedro em campo não tem significado uma grande queda nos resultados.
O que ainda gera alguma preocupação coletiva é o baixo número de gols dos atacantes. Com a exceção de Pedro e da dupla Luiz Araújo e Bruno Henrique " cada um tem 13 gols ", nenhum outro jogador do setor chega perto dos dois dígitos. Com sete bolas na rede, Wallace Yan é seguido por Gonzalo Plata (5), Juninho e Cebolinha (4), Samuel Lino (3) e Michael (2). Na derrota para o Flu, o volante Jorginho foi o autor do gol da equipe, de pênalti.
áudio do var
O momento mais polêmico do clássico desta semana foi o possível pênalti de Thiago Silva em Bruno Henrique, não marcado pelo árbitro Davi de Oliveira Lacerda. Ontem, a CBF divulgou o áudio do VAR, que revelou que Wagner Reway também considerou o lance um exagero.
" Ele tira o pé. É canto " diz Lacerda. " O pé do vermelho (Bruno Henrique) chega primeiro, mas o Thiago Silva tira a força.
" Ele (Thiago Silva) vai fazer o movimento, retira totalmente a perna e o jogador (Bruno Henrique) simula. Simula, não, exagera " assinalou Reway, mantendo a decisão de campo.
O lance aconteceu no início do segundo tempo, quando o Flu vencia por 2 a 0. Após a conversa com a cabine do VAR, Lacerda nem foi ao monitor para revisão.
La Nación Argentina O Globo Brasil El Mercurio Chile
El Tiempo Colombia La Nación Costa Rica La Prensa Gráfica El Salvador
El Universal México El Comercio Perú El Nuevo Dia Puerto Rico
Listin Diario República
Dominicana
El País Uruguay El Nacional Venezuela