Miércoles, 03 de Diciembre de 2025

Nova tendência na hotelaria: 5 dias de trabalho, 2 de folga

BrasilO Globo, Brasil 3 de diciembre de 2025

O Copacabana Palace anunciou que mudou o esquema de trabalho de 90% de sua equipe: no ...

O Copacabana Palace anunciou que mudou o esquema de trabalho de 90% de sua equipe: no lugar da escala 6x1, sacrificante e quase onipresente no setor de comércio e serviços, o hotel passou a oferece duas folgas semanais aos funcionários. A alteração para a escala 5x2 começou em maio, mas só agora foi anunciada pelo estabelecimento, controlado pelo grupo internacional de hotelaria de luxo Belmond.
De acordo com o hotel, a mudança representa "um avanço relevante na promoção de bem-estar e no equilíbrio entre vida profissional, pessoal e familiar" dos funcionários. A escala vale para as equipes operacionais, o que inclui camareiras, governantas, maîtres, garçons, chefs de cozinha e concierges. Ficam de fora os seguranças, que cumprem uma escala 12x36.
" A hotelaria sempre foi um setor em que os profissionais tinham apenas um dia de folga por semana, e oferecer dois representa um avanço significativo na qualidade de vida, na saúde mental e no equilíbrio familiar das equipes " afirma Guillaume Lemarchand, diretor de Recursos Humanos do hotel.
O Copa se soma a uma lista de outros hotéis que vêm repensando o modelo de jornada dos funcionários. Em São Paulo, o Palácio Tangará divulgou recentemente a mudança, a partir de um investimento adicional de R$ 2 milhões anuais e em resposta a uma demanda das equipes. Em agosto último, 89% dos 350 trabalhadores manifestaram em assembleia com o sindicato da categoria o desejo pela nova escala.
Segundo o hotel "seis estrelas" da alemã Oetker Collection, a decisão é resultado de quase um ano de análises, estudos e negociações, e melhora a imagem da hospedagem como marca empregadora.
"Nenhum outro hotel de luxo em São Paulo oferece a escala 5x2 a 100% de seus colaboradores, o que torna a empresa ainda mais atrativa para a contratação e retenção de mão de obra qualificada, um diferencial relevante em um setor altamente competitivo", destacou em nota o diretor-geral do hotel, Celso D. Valle.
Retenção de pessoas
O desejo de reter profissionais em tempos de desemprego nas mínimas " a taxa medida pelo IBGE alcançou 5,4% no trimestre encerrado em outubro, o menor patamar da série histórica " também foi o que motivou a Blue Tree Hotels a mudar o esquema dos funcionários.
Com 23 hotéis entre unidades de negócios, resorts e destinos de lazer, a rede trocou a escala de seis dias de trabalho e uma folga por semana pela desejada 5x2 neste ano. É uma estratégia para atrair funcionários, principalmente os temporários, necessários para as operações de alta temporada, que se estende até o carnaval.
A diretora de Operações da Blue Tree, Maria Rosa Leroy, afirma que as mudanças são uma resposta às demandas dos trabalhadores mais jovens, que geralmente ocupam as vagas de "linha de frente", em funções como recepcionistas, camareiras e mensageiros. Com pouca gente disponível, a possibilidade de sair da escala 6x1 ajuda a reter funcionários:
" Conseguimos minimizar um pouco essa dificuldade com essas iniciativas. Reduzir a escala foi nosso principal atrativo, porque melhora o equilíbrio do trabalho com a vida pessoal " afirma Maria Rosa.
La Nación Argentina O Globo Brasil El Mercurio Chile
El Tiempo Colombia La Nación Costa Rica La Prensa Gráfica El Salvador
El Universal México El Comercio Perú El Nuevo Dia Puerto Rico
Listin Diario República
Dominicana
El País Uruguay El Nacional Venezuela