Contra ceará, fla busca vitória para repetir temporada de dobradinha
Chave de ouro?
Chave de ouro?
Menos de 24 horas após vencer a Libertadores em 2019, o Flamengo comemorava o título nas ruas do Rio de Janeiro quando a conquista do Campeonato Brasileiro foi confirmada, coroando um fim de semana mágico para os torcedores. Com um intervalo de quatro dias, a dobradinha pode se repetir hoje, contra o Ceará, no Maracanã, às 21h30, pela penúltima rodada da competição nacional.
Para assegurar a taça com uma rodada de antecedência, o técnico Filipe Luís terá quase força máxima à disposição. O único desfalque é Pedro, que ainda não está recuperado da lesão na coxa esquerda. Suspenso da final da Libertadores, Gonzalo Plata pode ganhar uma vaga no time titular. Quem também tem chance de voltar à equipe é Léo Ortiz. Recuperado de lesão no tornozelo direito, o zagueiro ficou no banco de reservas na decisão com o Palmeiras e pode retornar ao time justamente na vaga do herói do título, Danilo. Há a possibilidade de atletas que sofrem mais desgaste, casos de Alex Sandro e Jorginho, começarem no banco.
A vitória garante o título ao Flamengo. E mesmo que não vença, a equipe ainda pode ser campeã hoje, caso o Palmeiras não supere o Atlético-MG em jogo simultâneo. Se o título não for definido hoje, a decisão irá para a última rodada, quando os cariocas visitam o Mirassol e os paulistas visitam o Ceará " os jogos são no domingo (7), às 16h.
Com a mão na taça, o rubro-negro quer "matar" o campeonato logo por dois motivos. Primeiro: para não depender de resultado contra a grande surpresa do Brasileirão, que ainda não perdeu como mandante. Segundo: para antecipar a ida para a Copa Intercontinental, no Catar. O Flamengo estreia contra o Cruz Azul, do México, no dia 10 e, com o título garantido, já estaria liberado para viajar no fim de semana.
segredo do sucesso
A dobradinha na mesma temporada é reservada a poucas equipes na história do futebol nacional " além do próprio Fla de 2019, o Santos de 1962 e 1963 e o Botafogo de 2024.
A chave principal para conseguir o feito em um Brasileirão de pontos corridos é a regularidade, evidentemente, mas se impor contra os concorrentes nos confrontos diretos também se tornou algo ainda mais relevante. Em especial com a grande quantidade de jogos que se encavalam nos fins de ano.
O Botafogo campeão do ano passado e o Flamengo líder desta temporada fizeram isso contra o Palmeiras, que tinha campanha de título. Foi a vitória por 3 a 1 no Allianz Parque, na antepenúltima rodada, que ajudou a equipe de Artur Jorge a gabaritar os dois jogos contra o alviverde e arrancar para o título " a vantagem final foi de seis pontos (79 a 73). Os comandados de Filipe Luís também venceram o rival nos dois turnos, e a vantagem permite que o eneacampeonato seja garantido com uma rodada de antecedência " são cinco pontos de frente (75 a 70).
Alto aproveitamento contra as equipes da parte de cima da tabela também é algo indispensável. O Flamengo deu uma arrancada recente nesse quesito ao vencer diversas equipes do G7, como Palmeiras, Botafogo e Mirassol, e chegou a uma porcentagem de 60,6% em 11 jogos. O alviverde, por outro lado, amarga um aproveitamento de 27,7% em 12 partidas, o que praticamente inviabilizou a briga pelo título.
A fartura de elenco é outro fator crucial para os postulantes terem fôlego. Foi assim que Flamengo, Botafogo, Palmeiras e Atlético-MG conquistaram os Brasileiros desta década.
Domínio de "outro patamar", porém, quem fez foi o Flamengo de 2019, ao bater o recorde de pontuação (90) do Brasileirão da era de 20 clubes. A marca não será superada neste ano.
E, para conquistar a Libertadores disputando o título do Brasileirão simultaneamente, é necessária uma dose de concentração extra. São muitos jogos seguidos em que uma derrota pode gerar um efeito dominó nas duas frentes. Se uma eliminação em Copa do Brasil já tem potencial destrutivo, a pressão vai a outro nível no âmbito continental. Mas o Fla deste ano tem cumprido todos os requisitos e está próximo de tirar a nota 10.